Você está visualizando atualmente IGM-CFA é tema de palestra promovida pelo CRA-BA

IGM-CFA é tema de palestra promovida pelo CRA-BA

No último dia 28 de outubro, o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) realizou a palestra “Ferramenta de Gestão: Índice de Governança Municipal-IGM/CFA”. O evento on-line reuniu 145 participantes de forma simultânea e foi conduzido pelo diretor de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CFA), Fábio Mendes Macêdo.

O diretor de Desenvolvimento do CRA-BA, Edilson Freire, abriu a palestra dando boas vindas aos participantes e agradecendo a presença do palestrante. Em seguida, Fábio destacou a importância do profissional de Administração, do Sistema CFA/CRAs e do trabalho desenvolvido pela CGP-CFA e dos produtos desenvolvidos para a Administração Pública.

Fábio também explicou a metodologia do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). O estudo feito pelo CFA, por meio da CGP, auxilia gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

Atualmente, a ferramenta abrange 5.569 municípios, com separação por clusters para agrupar e tornar o diagnóstico dos dados mais real.Houve, ainda, o acréscimo dos indicadores Saneamento e Meio Ambiente e das variáveis Taxa de Cobertura de Creche; IDEB 9º ano; Mortes no Trânsito e Tratamento de Esgoto. A nova metodologia também leva em consideração os outliers ou pontos fora da curva que são aqueles dados que se diferem de forma acentuada em relação ao grupo e, de forma prática, mostrou como a ferramenta funciona.

Depois, Fábio demonstrou, de forma prática, as funcionalidades da ferramenta IGM-CFA. Em seguida, foi aberto espaço para perguntas. O encerramento foi conduzido pela presidente do CRA-BA, Maria da Graça Pitiá Barreto. Na oportunidade, ela agradeceu a presença de todos, em especial a contribuição do do administrador Fábio por sua disponibilidade e parceria com o regional.

Para conferir a palestra na íntegra clique aqui.



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA