Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / A Fé move montanhas

CFA

A Fé move montanhas

Comments
por imprensa 23/12/2015 15h45

Por Adm. Sebastião Luiz de Mello

Este ano de 2015 – quando comemoramos o cinquentenário da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965 – foi de muito trabalho, mas também de grande satisfação. A sensação que temos é de dever cumprido, de ter realizado mais do que se esperava, desempenhado o que prometemos e, apesar da crise, os resultados de nosso trabalho foram positivos.

Assim é que, no limiar de um novo ano, a sensação de bem estar profissional tomou conta de nossos corações e mentes. E, não é para menos. Os projetos que nos impusemos para marcar o Jubileu de Ouro da Profissão de Administrador pareciam ambiciosos, arrojados, audaciosos. Foram ações que, temos a certeza, fortaleceram os Conselhos Regionais e propiciaram aos profissionais de Administração a promoção, defesa e o exercício legal da profissão, além de propiciar a divulgação dos serviços oferecidos pelo Sistema.  

Ao longo deste ano, o Sistema CFA/CRAs realizou ações, eventos, homenagens e projetos em todo o Brasil, para comemorar o seu cinquentenário. É o caso das campanhas institucionais, levadas a efeito em todo o Brasil; da produção de publicações mais simples – “Direitos e Deveres do Trabalhador” e “Como cuidar de suas finanças pessoais” – que responderão questões relacionadas aos temas; e mais complexas – “Os 50 vultos mais importantes da Administração” e “50 anos que fizeram história” – a primeira produzida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, apresenta um registro das ideias e obras destes luminares da Administração; e a segunda, uma síntese das conquistas históricas do Sistema CFA/CRAs.

Por todo o Brasil, aconteceram homenagens às empresas e personalidades que contribuíram com a Ciência da Administração; corridas do Administrador, eventos realizados para marcar a importância do Ano do Administrador; sessões solenes, para homenagear – em todo o Brasil – os profissionais de Administração que mais se destacaram no País, além de autoridades e organizações que contribuíram para o desenvolvimento da profissão de Administrador; o Fórum Internacional de Administração e o Encontro Brasileiro de Administração, eventos que reuniram mais de dois mil participantes para debater o futuro da Administração; além de Sessões solenes na Câmara de Deputados e Senado Federal, para fazer um tributo à nossa classe profissional; entre outros.

Com este robusto portfólio de projetos, o CFA continuou a desenvolver seus programas básicos em prol do Administrador, como o AdmEmpregos, sítio especializado em ofertar vagas para os profissionais de Administração; Plataforma do Conhecimento, com o objetivo interagir, difundir conteúdos e conhecimentos ligados à Administração para a sociedade, promovendo o encontro de  especialistas em diversas áreas e a discussão de temas relevantes à administração com a participação e interação da sociedade; Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e oportunidade de trabalho do Profissional de Administração 2015, pesquisa que traçou as principais características da classe; treinamento profissional para o corpo técnico do CFA; desenvolvimento do parque de informática, o que tornou mais ágil e confiante os processos de trabalho; programa de Certificação Profissional, que certifica Administradores em determinada área profissional; promoção da melhoria da qualidade da gestão pública, por meio de vários projetos como “Administrador na Gestão Municipal”, além do “Programa de Capacitação e Formação de Multiplicadores de Conhecimento em MPES”, em parceria com a Secretaria da MPES; entre outros.

Isto tudo só foi possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, apoio irrestrito dos Conselhos Regionais e dos Conselheiros Federais, além da cooperação de diversos parceiros do Sistema CFA/CRAs. Mas, também de nossa fé inabalável em Deus.

Finalizando, buscamos uma passagem da Bíblia que deu origem ao título deste artigo: "Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Marcos 11:23).

Um ótimo Natal e Feliz 2016!

Adm. Sebastião Luiz de Mello

Presidente do CFA