Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / Ano Novo, projetos novos

CFA

Ano Novo, projetos novos

Comments
por imprensa 18/01/2016 15h32

Por Adm. Sebastião Luiz de Mello

Iniciamos mais um ano e, certamente, muitas pessoas entraram em 2016 com muitos projetos e planos. O Ano Novo traz muitas expectativas e aquela impressão de que estamos tendo uma nova chance. É hora de esquecer o que deu errado no ano que acabou para recomeçar com determinação. Porém, é provável que a maioria encerre este ano sem ter cumprido boa parte dos propósitos idealizados. E sabe por que isso acontece com tanta frequência? Falta de planejamento!

Muitas pessoas até dizem que se planejam. Se planejassem mesmo, não deixariam o projeto de lado passado alguns meses. Planejamento é essencial e indispensável para alcançarmos os objetivos pessoais e profissionais. Não é à toa, portanto, que o planejamento é uma das quatro funções administrativas cujo propósito é estabelecer objetivos e estratégias para alcançá-los. É a partir dela que outras funções – executar, checar e agir  – são executadas.

Quem planeja escolhe as direções mais acertadas para conquistar as metas traçadas. Uma ação planejada é uma ação não improvisada. Por isso, as chances de sucesso de quem planeja são maiores em todos os sentidos.

Feito o planejamento, estabelecido os objetivos e estipulada as metas que irão ajudar a alcançar esses propósitos, não perca o foco. Muitas pessoas seguem todo o rito com maestria; algumas organizações até contratam consultorias para ajudar suas equipes a traçarem os rumos do ano que se inicia. Ainda sim, muito planos naufragam antes da hora porque eles ficam esquecidos ao longo dos meses. Os planejamentos são engavetados e lá abandonados a própria sorte.

Não deixe que isso aconteça com o seu planejamento pessoal ou da sua empresa. Um plano precisa ficar visível. Você precisa olhar para ele todos os dias para não se esquecer do que se propôs a fazer na virada do ano. Existem, inclusive, softwares e aplicativos que ajudam no gerenciamento desse processo.

Visualizar pode ajudar, e muito, você a alcançar seus objetivos. Uma estratégia interessante e colocar em um mural ou quadro as imagens daquilo que se espera alcançar. Por exemplo, uma casa própria, um carro novo, aquela viagem dos sonhos, mais dinheiro no banco, completar uma maratona ou até mesmo um novo emprego. Enfim, não importa qual seria seu desejo de Ano Novo. Trate apenas de identificá-lo e visualizá-lo materialmente por meio de fotos.

Ao visualizar o painel, não pense naquilo que ainda não tem no momento. Com otimismo, concentre-se nas metas que vão te levar a tudo aquilo que deseja. Além disso, foque suas energias em coisas boas e em pessoas que vão agregar no seu planejamento. O painel dos desejos pode, perfeitamente, ser adaptado ao ambiente organizacional. Reúna os desejos profissionais de sua equipe no quadro e visualizá-lo diariamente, lembrando-os de que as metas que eles terão os ajudarão a alcançar aqueles objetivos.

Foque no que precisa para melhorar a sua vida, mas busque a auto motivação e a disciplina todos os dias para seguir em frente com planejamento. Não desanime! Fazendo esses pequenos exercícios diários, suas metas de Ano Novo serão alcançadas com sucesso. Como disse o saudoso Peter Druker, “o planejamento a longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.”.

Adm. Sebastião Luiz de Mello

Presidente do Conselho Federal de Administração