Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / Artigo dos usuários / Administração de R.H. e a geração de lucros em empresas

CFA

Administração de R.H. e a geração de lucros em empresas

Perspectivas de lucros aceitáveis com políticas e práticas de Recursos Humanos

O artigo tem como proposta indicar alguns possíveis procedimentos na área de Recursos Humanos tendentes a proporcionar acréscimos aceitáveis de lucros às empresas.

Por Paulo A.Accorsi de Godoy

Administração de R.H. e a geração de lucros em empresas de São Bento do Sul 

 

As Administrações de R.H. em São Bento do Sul tem na revisão do Plano Diretor a oportunidade de acrescentar propostas, visando  maior competitividade e lucros às empresas ..

Uma linha de atuação pode estruturar-se já com a divulgação inicial das e sugestões da comunidade no processo de revisão desse Plano.

Sobressaem as reclamações com a mobilidade e circulação (18,9% das opiniões) e  com a qualidade do transporte coletivo.

A renovação no transporte público  facilita  a proposição de medidas  para sua interação  às demandas das empresas em questões de aperfeiçoamento de políticas e práticas de recursos humanos, as quais contribuirão nos resultados econômicos.

A proximidade da licitação para escolha da empresa que prestará serviços de transporte coletivo urbano no município também beneficia essa participação tanto na revisão do Plano Diretor como na superação das limitações das políticas públicas de transporte coletivo. (C.F artigo 30 V).

 

Absenteísmo

 

Com as novas dimensões no transporte coletivo urbano, uma das projeções possíveis é a efetivação ou aprimoramento de medidas que reduzam o absenteísmo, aqui particularizado com as consequências negativas dos atrasos no trabalho.

 

Remuneração

 

A redução do absenteísmo pode definir o recebimento de maiores valores nos Planos de Participação nos Lucros e Resultados, com a observância dos Acordos Coletivos e a legislação (Lei n. 12.832/2013.

 

Segurança Industrial

 

O aperfeiçoamento do controle do absenteísmo nos termos propostos traz melhorias no ambiente e relações de trabalho, favorece a produtividade e qualidade dos serviços e diminui os custos.

 

São resultados que predispõem favoravelmente a maior participação e comprometimento nos processos gerais de fabricação e reforçando os esforços para a redução de acidentes do trabalho e seu significativo custo efetivo.

 

Recrutamento e Seleção

 

 

 

A prioridade de empresas em atrair e manter profissionais mais qualificados e motivados é coadjuvada com a disponibilidade de transporte público com abrangência e pendularidade nos deslocamentos “domicílio/trabalho”.

 

O transporte adequadamente dimensionado atende tanto aos interesses das empresas em ampliar a busca e efetivação de bons profissionais residentes em outros espaços do município, como oferece novas perspectivas de inserção e êxito profissional a candidatos.

Relações Sindicais

 

O transporte coletivo urbano ajustado o quanto possível às condições do Plano Diretor, colabora com a Administração de Recursos Humanos com reflexos positivos no clima organizacional e na produtividade, podendo proporcionar um acréscimo aceitável aos lucros das empresas.

 

O conjunto de aperfeiçoamentos impulsionados pelas Administrações de Recursos Humanos tende a propiciar um diálogo mais profícuo com sindicatos e Fórum Sindical.

 

Há diversas outras iniciativas que podem ser aprimoradas para maior integração entre o transporte coletivo urbano e empresas, destacando-se o incentivo a consolidação da cultura de sustentabilidade, definida como uma ação de longo prazo no PDIC – Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense.

Revista RBA

 Pesquisa Perfil 2015

Paulo Afonso Accorsi de Godoy GodoyPaulo Afonso Accorsi de Godoy Godoy Graduado em Administração de Empresas. Complementação Pedagógica – um ano letivo- na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979). Dois anos no Mestrado em Administração, com área de concentração em Administração de Recursos Humanos – Instituto Metodista de Ensino Superior (l981/2). Diversos cursos de especialização. Publicação de artigos em jornais, revistas e sites especializados. Palestrante em dois congressos. Experiência profissional em empresas de São Paulo na administração de recursos humanos com ênfase em administração de cargos e salários. Conhecimentos nas demais áreas. Atuação em auditoria e em 1989 no TIT Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Inscrito no CRA/SC número 22 380. E mail paagodoy@gmail.com
Administração de R.H. e a geração de lucros em empresas 11 meses atrás
Remuneração estratégica nas empresas de São Bento do Sul 11 meses atrás