Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / Artigo dos usuários / Como as dificuldades podem ser transformadas em oportunidades!

CFA

Como as dificuldades podem ser transformadas em oportunidades!

As dificuldades incentivam a luta do homem e orientam os seus caminhos (Textos Judaicos)

Comments
por Wesley Aguiar 22/08/2016 14h06

Por Wesley Aguiar

Existe um ditado, muito popular, diga-se de passagem, e utilizado por várias pessoas como combustível para projetá-las, quando não veem possibilidade alguma para conquistar, seja uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, ou para realizar um sonho, ao qual diz o seguinte: “O não você já tem, então, vá transformá-lo em sim! ”. Com base nisso, percebe-se que muitos não se conformam com ao ouvir o primeiro “NÃO! ”, o que automaticamente diferencia essas pessoas daquelas que aceitam de primeira, acomodando-se na posição do chamado “coitadismo”. Na verdade, o primeiro “NÃO” pode ser utilizado como ponto chave para o desenvolvimento de grandes estratégias e, de acordo com o livro “A arte da guerra” as grandes batalhas são vencidas após o conhecimento aprofundado de suas próprias forças e fraquezas, o que nos remete a pensar em uma ferramenta muito utilizada na área administrativa, a MATRIZ S.W.O.T., ou ANÁLISE F.O.F.A. Isso em nível empresarial, mas tal ferramenta pode e deve ser utilizada na vida pessoal, ao deparar-se com questionamentos que o instiguem sobre si, fazer essa análise torna-se tarefa fácil e preparatória para o mercado de trabalho e principalmente, transformar as dificuldades em oportunidades.

Se utilizada de forma fria e calculista, a Analise F.O.F.A, pode auxiliar de forma muito eficaz quem a executa, principalmente no momento do planejamento estratégico, seja ele pessoal, profissional ou empresarial.

Quando pegamos por exemplo o livro “Quem mexeu no meu queijo”, percebe-se que o mesmo faz uma abordagem muito natural do tema que muitas vezes incomoda aqueles que encontram-se dispersos e acomodadas com a mesmice a que se encontram, pois ao longo de uma leitura clara, objetiva e prazerosa, o escritor trabalho com o tema Mudança em meio as dificuldades, utilizando personagens fictícios, sendo eles dois ratinhos e dois homenzinhos, dentro de um labirinto, onde são desafiados após o primeiro encontro com o queijo, a saírem de sua zona de conforto para encontrar novos postos de queijo, o que traz uma visão dupla e positiva; a primeira tendo o queijo como objetivo a ser alcançado (um sonho por exemplo) e o próprio labirinto (como um novo cominho a ser seguido ou mesmo novas experiências). Da mesma forma ocorre com as pessoas, a dificuldade em uma determinada situação, quando encarada de forma positiva e como oportunidade, terá a importante função de bússola, mostrando novos horizontes e projetando as pessoas a caminhos antes desconhecidos e que podem ter grande impacto positivo em sua vida, por meio de novidades e conquistas.

Vale ressaltar, como diria uma frase muito conhecida também e propícia a esse bate-papo, que: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho servirá! ”.

Um grande abraço e até a próxima se Deus quiser!

Wesley Aguiar - Gestor em Rh - Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – Universidade Metodista – 2012 / Técnico em Administração – Centro Paula Souza – Etec Prof. Milton Gazzetti – Presidente Venceslau–SP - 2013 / Pós-Graduando – Consultoria, Assessoria e Gestão de Projetos – REGES – Dracena –SP /