Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / Artigo dos usuários / Como fazer uma comunicação assertiva

CFA

Como fazer uma comunicação assertiva

O desafio de evitar que a "Falha na Comunicação" ocorra

Comments
por Wesley Aguiar 24/06/2014 09h59
Comunicação

Por Wesley Aguiar

Ao longo dos últimos dias, fazendo pesquisas e análises de artigos para elaboração de palestras e preparação para aulas, pude perceber que a comunicação precisa ainda, ser muito trabalhada, principalmente no ambiente organizacional, infelizmente é comum ouvirmos a tradicional frase; “ISSO FOI UMA FALHA DE COMUNICAÇÃO!”, porém, o que os gestores em geral deveriam estar mais atentos, não é em “COMO OCORREU A FALHA”, mas sim focarem sua visão em “COMO EVITAR A FALHA” na teoria, assim como muitas ações, soa muito fácil agir contra tal, porém não é tão simples como parece.

 

Algumas falhas dentro das empresas acontecem, principalmente pelo fatídico incidente que muitos cometem, sendo esse o ato de “Colocar pessoas despreparadas para gerir sua equipe”, outro dia em sala de aula, surgiu o seguinte questionamento, com relação ao tema liderança: “Uma pessoa nasce com o dom de ser líder, ou essa habilidade pode ser adquirida?”, para você leitor, qual seria a resposta mais propícia para tal questionamento?

 

Vale ressaltar que, não podemos estar munidos de uma visão egocêntrica, mas devemos ampliar esse campo e visualizar as situações como um todo.

 

Sendo assim, chegou-se a conclusão que a liderança pode sim nascer com o indivíduo, porém ao mesmo tempo ser adquirida também, ou seja, uma pessoa sem habilidade alguma para liderar pode ser moldada para assumir tal responsabilidade.

 

Tomando como embasamento essa ideia, o mesmo ocorre com a Comunicação, a “Falha” pode ser corrigida, e essa ação pode gerar mudanças e possíveis lucros consideráveis para a empresa. Diante de tal afirmativa, surge então outra indagação:

 

“COMO FAZER PARA EVITAR QUE SE CAIA EM TAL ERRO?”.

 

A resposta é mais simples do que parece, assim como em qualquer área na vida, a sugestão imperialista, para você, como indivíduo é: “INVISTA EM SI MESMO!” e para você, como empreendedor ou gestor é: “INVISTA EM SUA EQUIPE, EM SEUS COLABORADORES, INVISTA, INVISTA E INVISTA!”.

 

Um treinamento que leve as pessoas a desenvolverem um senso comum sobre o grau de importância, as fará, certamente entender que uma boa comunicação, principalmente para se desenvolver como individuo agente de mudanças no meio em que vive sempre lhes concederá benefícios.

 

Uma pessoa preparada para atuar com a comunicação assertiva está altamente capacitada para, analisar, identificar, levantar, solucionar e consequentemente trazer resultados plausíveis e porque não dizer também, “lucrativos” para a empresa, e em contrapartida, pronta para utilizar ferramentas que auxiliem em ações que evitem a famosa “FALHA NA COMUNICAÇÃO”.

 

Quando comunicar-se for algo visto como essencial em sua vida, a busca por melhorias o levará a revoluções surpreendente e as pessoas passarão a ter uma visão diferenciada a seu respeito e isso certamente não apenas conduzirá sua caminhada a outro nível, mas também trará como recompensa o sucesso, seja ele profissional ou pessoal.

 

Portanto, invista em conhecimento, entenda que a comunicação não está embasada apenas na fala, mas em outros canais e formas de se enviar uma mensagem, e para isso, é necessário não apenas conhecer, mas também saber como utilizar esses meios de comunicação com as pessoas.

 

 

Sucesso em sua comunicação!

SOBRE O AUTOR: 

Wesley Aguiar - Gestor em Rh

Blog Fênix Estratégias Empresariais! http://fenixestrategias.blogspot.com.br/

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – Universidade Metodista – 2012

Técnico em Administração – Centro Paula Souza – Etec Milton Gazzetti – Presidente Venceslau–SP - 2013

Pós-Graduando – Consultoria, Assessoria e Gestão de Projetos – REGES – Dracena –SP

Professor de Cursos em Administração Comercial e Informática – Escolas Profissionalizantes de Presidente Venceslau - SP

Prepara-se para atuar diretamente como consultor em Rh, palestrante e ministrar cursos profissionais e implantar escritório próprio.

wesley.aguiar.fenix@hotmail.com