Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / Artigo dos usuários / Ideias inovadoras, como encontrar?

CFA

Ideias inovadoras, como encontrar?

As novas ideias estão lá fora, como frutas maduras em uma árvore!!

Comments
por ALOISIO SANTANA SANTOS 06/03/2014 17h49
Como desenvolver nossa mente para a busca de novas ideias? Como estar atento aos dados importantes, que podem gerar aquela ideia extraordinária? Pode ser simples, às vezes estão lá fora, como frutas maduras em uma árvore!

Por ALOÍSIO SANTANA

As novas ideias estão lá fora, como frutas maduras em uma árvore!!
- É verdade isto? 
- Sim, pura verdade!

Ocorre que, as frutas não caem milagrosamente dentro dos nossos cestos. Precisamos esboçar algum esforço para enchê-los de novas ideias.

Vamos andar até o alto de uma montanha, cercar-nos de contas e plumas e falar, falar, falar, até que – heureca! – surja um brainstorm pronto e acabado? (isso é um desperdício de sola de sapato).

Melhor seguirmos o ensinamento de Yogi Berra ¹: “Você consegue observar muita coisa apenas prestando atenção.”

Simples assim? Claro. Mas, poucos de nós reservam algum tempo para olhar e ver além do que os olhos nos permitem enxergar.

O problema está no fato de que todos nós não damos a devida atenção ao dom da “percepção” ao depararmos com informações novas, o primeiro passo para a captação de novas ideias. Estamos sempre apressados, sem tempo, e tratamos os fatos com pouca importância.

Vale sempre repetir: "As ideias mais criativas e inovadores estão logo ali, à nossa frente".

Temos duas maneiras básicas de observar e prestar atenção:
1. Por acidente, por sorte, por acaso (o segredo maior aí é reunir as ideias de forma que elas possam recuperadas a qualquer momento).
2. Pela procura sistemática de uma resposta que você instintivamente sabe que existe (Mas onde está?).

O acaso sempre nos permite fazer descobertas fantásticas, e quando menos esperamos.

Estejamos sempre preparados, quando à procura de novas ideias.

Lê revistas interessantes. Ir a shows humorísticos, teatro, comédia, praticar esportes (tudo isto contribui para ativarmos nossos sensores, e aguçarmos a percepção). 

Estejamos sempre atentos, de repente, até podemos tropeçar em uma informação nova, um fato interessante, e aí, aquela ideia nova surge com uma velocidade extraordinária.

Meu chefe sempre dizia: "Meu caro Aloísio, atenção, há sempre ouro lá embaixo, sob o pântano do mercado, fique atento"!

Peter Drucker, o papa do pensamento sobre administração, argumentou certa vez que, nos expormos a atividades diferentes de nossas rotinas, detectamos comportamentos novos, capazes de nos levar às ideias fantásticas. Então, sair da zona de conforto ajuda, e muito.

Então caro leitor, levante-se de sua moderna e confortável cadeira, faça um giro pelo mundo.

Comece a organizar um diário, um arquivo, um diretório para as ideias interresantes que passarem em sua frente no computador, lep top, bloco de notas de seu celular.

Você já teve uma ideia brilhante no meio da noite e a viu desaparecer gradualmente até se tornar uma lembrança confusa às 7 horas da manhã? Então, mantenha um bloco ao lado da cama, ou um aplicativo em seu celular com gravador de voz. Faça qualquer coisa para manter essa possível ideia em algum lugar seguro. Não confie na memória.

Em 24 horas, dizem os especialistas, esquecemos 80% do que julgamos assimilar.

As ideais que surgem espontaneamente, em geral, são as mais valiosas, e, devem ser guardadas rapidamente, pois raramente retornam. 

Adquira o hábito de ler, se ainda não o tem. Este, poderá mudar muita coisa na sua percepção dos fatos.

E, boa sorte!!

(¹) Jogador, e, mais tarde treinador de beisibol, eleito para Hall da fama do basquete americano em 1972. (N.T.).

Revista RBA

 Pesquisa Perfil 2015

ALOISIO  SANTANA SANTOSALOISIO SANTANA SANTOS Experiência com Gerência/Coordenação Programa de Microcrédito - Gerenciamento de Equipes - Gerenciamento Carteira de Crédito - Docência - Instrutor/Orientador Cursos Profissionalizante pela Fundação Bradesco/FIC - Gerência de Produção e Controle de Qualidade
Ideias inovadoras, como encontrar? 3 anos atrás