Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / Artigo dos usuários / Responsabilidade Socioambiental nas organizações

CFA

Responsabilidade Socioambiental nas organizações

Importância da Responsabilidade Socioambiental e seus benefícios para as empresas.

Comments
por Eduarda Vanessa Sousa 24/09/2015 08h24
A Responsabilidade Socioambiental nas organizações promove ações que beneficiam seus stakeholders, além de autobeneficiar-se com os resultados de sua implementação.

Por Eduarda Vanessa de Sousa

Como cidadãos, sabemos da necessidade do cuidado ao meio ambiente como promoção de um desenvolvimento sustentável. No entanto, com o dilema entre crescimento econômico e sustentabilidade, a conscientização dos empresários quanto ao tema é crucial para a implementação da chamada Responsabilidade Socioambiental.

Tem-se por definição que Responsabilidade Socioambiental é um programa de ações, implantado pelas empresas, que promove o bem-estar social de seus públicos externo e interno. A aplicação de tal responsabilidade, como um dos pilares da Governança Corporativa, resulta em benefícios às organizações, como: competitividade entre as empresas, imagem sustentável frente aos seus stakeholders, redução de custos, inovação, além de propiciar uma postura sustentável aos colaboradores.

A Responsabilidade Socioambiental pode ser aplicada independente do porte da empresa. No entanto, grandes corporações ainda apresentam dificuldades, devido à sua cultura organizacional, ramo em que atua e por ser um método recente.

Por fim, a Responsabilidade Socioambiental é um importante meio de estratégia das organizações, mas não deve ser vista apenas com essa finalidade, e sim, como um processo de mudança, abrangendo comportamentos éticos e morais, que valorizem os recursos naturais do meio ambiente.