Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / Artigo dos usuários / Seu novo ano começa agora!

CFA

Seu novo ano começa agora!

Comments
por imprensa 18/12/2014 10h08

Por Adm. Sebastião Luiz de Mello

 

O ano está chegando ao fim, faltam menos de 15 dias para 2015 e todas aquelas promessas clichês de 1º de janeiro. “Esse ano vou fazer regime”, “esse ano eu começo aquele curso de inglês”, “farei meu MBA, sem falta”, essas são algumas das efêmeras promessas que estamos habituados a fazer e escutar todo início de ano.

Então, tudo bem. Vamos ficar sentados “com a boca escancarada cheia de dentes” esperando o próximo ano chegar, certo? Erradíssimo! Em quinze dias o mundo pode mudar. E se o mundo pode, porque você não? Não espere o próximo ano começar para fazer aquelas promessas obrigatórias e que nunca são cumpridas. Faça promessas reais e assuma compromissos consigo mesmo, hoje!

Pense, reflita sobre a sua vida. Faça um balanço dos últimos 12 meses. O que você queria realizar durante 2014 foi realizado? O que faltou realizar? Por que não conseguiu? E o que você quer para sua vida no próximo ano? Responda cada uma dessas perguntas honestamente. Em seguida analise as respostas. Certamente descobrirá que muita coisa deixou de ser feita por falta de planejamento, ou simplesmente porque foram esquecidas no segundo dia do ano.

Após analisar os motivos dos insucessos, pense no que você pode fazer para que, a partir de hoje, seus anseios sejam atendidos e seus desejos realizados. Depois inicie a empreitada para conseguir tudo o que quer. Nesse momento pensar como administrador é essencial. Existe um método de gestão em quatro passos chamado PDCA (sigla em inglês para o ciclo Planejar, Executar, Verificar e Corrigir). Use-o! Ele pode ser a diferença entre desejar e realizar.

 É bem simples. Despretensiosamente lance mão de papel e caneta e faça uma lista de desejos a serem realizados em, no máximo, um ano. Escreva qual caminho irá seguir para chegar ao seu objetivo e ponha o pé na estrada, um dia de cada vez. Lembre-se, você tem doze meses (e os últimos dias desse ano) para bater a sua meta. Ao longo do percurso faça análises, verifique se está realmente no caminho que você planejou. Caso perceba uma falha, corrija. Haverá tempo hábil para retomar o trabalho. Se não houver falhas, parabéns. Continue assim e logo alcançara o que almeja.

Ao chegar à segunda quinzena de dezembro do próximo ano, pare tudo e confira o resultado do seu esforço. Se não conquistar tudo que planejou, certamente conseguirá a maior parte. Com ou sem 100% de sucesso, estará satisfeito, afinal você fez a sua parte e tem consciência disso. O que não funcionou esteve longe do seu esforço e alheio a sua vontade. Você não ficou “com a boca escancarada, cheia de dentes” assistindo doze meses de sua vida passar.

Caso esteja pensando “vou esperar tanto tempo para um resultado”, lembre-se dos anos anteriores e se responda: “quantos planos fiz nos últimos cinco réveillons?” “Quantos concretizei?” Verá, sem dúvida alguma, que obteve mais sucesso em doze meses do que nos últimos cinco anos. O importante é seguir o caminho, fazer um pouco a cada dia e não parar. O trabalho constante tem resultado inimagináveis.

O 1º de janeiro ainda não chegou, ainda restam alguns dias desse velho ano. Então, use-os da melhor forma. Não perca tempo. A hora de agir é agora. Dessa forma, desejo a todos um feliz ano novo. Que o seu 2015 seja repleto de ações produtivas, energias bem empregadas, foco, trabalho paulatino (porém firme e constante) e realizações. Ou melhor, não preciso desejar realizações, elas surgirão naturalmente como fruto do seu empenho e dedicação.

Boas festas!

 

Adm. Sebastião Luiz de Mello

Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA)