Você está aqui: Página Inicial / Ações do CFA / Artigos de Adm / Artigo dos usuários / Um pouco do empreendedorismo nas licitações

CFA

Um pouco do empreendedorismo nas licitações

Porque empreender não se resume somente em inovações tecnológicas.

Por Renata Candido

Novembro foi o mês do evento SGE - Semana Global do Empreendedorismo. Porém, sabemos que este é um tema constante que pode ser falado durante os 365 dias do ano e ainda assim será pouco, concordam?

O que é a SGE?

"É um grande movimento que acredita na causa do empreendedorismo como capaz de gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades, e busca, por meio de sua rede, da mídia e do ecossistema empreendedor conectado e ativado, promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro."

Qual objetivo da SGE?

"Levar essa grande oportunidade para um número cada vez maior de pessoas, envolvendo toda a sociedade, inspirando, capacitando e conectando, rumo a um Brasil cada vez mais empreendedor!"


E o que as Licitações têm a ver com isso? O que é ser empreendedor? 
Como empreender?

Organização, persistência, coragem, conhecimento, liderança, poder de persuasão, trabalho em equipe e rede de comunicações. Estas palavras são conhecidas por Profissionais desta nossa área de Licitações, assim como, de todos os ramos e principalmente por Empreendedores.

Organização - Ler edital, interpretar as exigências, estreitar a relação com o Contador, cadastrar proposta, participar dos lances, negociar com o Pregoeiro, acompanhar até o fechamento do pregão, atender as exigências do pregoeiro, conceitos, habilitação, qualificação, regularidade, etc. Já falamos sobre neste post aqui.

E para cada etapa citada acima, a organização é peça vital.

Persistência - provavelmente não será na primeira licitação que irá ganhar, e mesmo ganhando pode demandar tempo para que o lucro se torne real. Por isso, persista e invista.

Coragem - a licitação está cheio de incertezas. Analisar o potencial do órgão, escolher os objetos e a expectativa para uma possível contratação que pode não acontecer, são um desses três itens que muitas vezes nos fazem perder a coragem de ingressar neste mundo licitatório. Mas quem são eles para quem tem coragem acompanhada de um bom planejamento e um risco calculado?

Conhecimento - Leis, constante atualizações do mercado, ferramentas dos inúmeros portais de compras e outros. Quando exploramos conhecimento, estamos mais fortes e preparados para encarar as Licitações que apresentam maiores riscos. E quanto maior o risco, maior o retorno!

Liderança - dividir as tarefas, definir o problema, identificar as soluções, avaliar as oportunidades, dar passos importantes e pontuais. E poderíamos citar mais algumas infinitas características de um líder deste ramo.

Poder de persuasão - convencer seu Gestor, Cliente e Líder que determinada licitação pode ser ou não lucrativa não é para qualquer um. Trabalho em equipe - a interação e o envolvimento de todos a cada detalhe de todo processo licitatório é fundamental.

Rede de comunicações - Profissionais da área, clientes, fornecedores, grupos nas redes sociais, interação em blogs, cursos, palestras, treinamentos e workshop. Tudo isto contribuíra para que sua rede cresça e junto o seu conhecimento.

No empreendedorismo, talvez seja fundamental perder o medo de começar. Vão passando 10.959 coisas em nossa mente antes de pôr em prática a ideia, passam tanto as negativas, como as positivas. Em determinados momentos temos ideias mirabolantes onde acreditamos que ninguém no universo teve antes, e existem momentos que consideramos que muitas coisas não darão certo e que na verdade as ideias não eram tão legais assim.

E isto pode ser um grande problema, porque desanima para começar, e se você desanima, as ideias ficam ali paradas, e o que são ideias paradas? São só ideias paradas. Então, mexa-se! 

"Não há tempo para o passado quando o futuro tem melhores oportunidades!!!"

Errar é humano, persistir encontrando caminhos até acertar é louvável! Sempre tem por perto a história daquele amigo que teve seus altos e baixos na vida, mas que encontrou soluções e deu a famosa volta por cima. Faça isso com os erros que acontecem em sua ideia, vá buscando soluções até dar certo. E considere que dar certo não é alcançar o sucesso absoluto.

E cá entre nós, que você se apegue sempre em novas conquistas. Se acreditar que alcançou o sucesso que gostaria, é bem provável que se acomode. Então, vamos errando e acertando, claro que com o passar das experiências negativas, a tendência será acertar mais do que errar.

Ainda está se perguntando, o que as minhas Licitações têm a ver com isso?

Veja opiniões de Profissionais dos mais diversos setores...

"Ser Empreendedor é saber que "persistência" é uma palavra para se levar para a vida, é saber ouvir um "não" e ter coragem para buscar um primeiro "sim", é ter brilho nos olhos e principalmente muito amor pelo que faz." Luana Landrini - Sócia Proprietária na empresa Lola Manola Acessórios.

"Alguém que está sempre pensando em maneiras de melhorar alguma coisa, que olha pra um problema e fica tentando encontrar as possíveis soluções pra ele." Leonardo Grijó - Startup Community Manager no Circuito Startup

"Ser empreendedor é fazer acontecer. É sentir uma coceira mental contínua por transformar ideias em lucros." Evelyn Cordeiro Empresária, Coach, Especialista em Customer Experience, Storytelling e Gestão de Projetos.

"Construir empresa forte para gerar um retorno financeiro." Péricles de Lira - Sargento no Exército Brasileiro

"Empreender é detectar uma necessidade e criar (ou recriar) a solução :)" Rodrigo Braga - Analista de Sistemas

"É ter uma idéia criativa, desenvolvê-la, pô-la em prática e obter ganhos com ela!" - Levi Revelles - Cabo na Marinha do Brasil 

Revista RBA

 Pesquisa Perfil 2015

Renata Fonseca Faria Candido Administradora e Consultora empresarial. Experiente no ramo das Licitações e Gestão, Fundadora da Costa Faria - www.costafaria.com e Diretora de Projetos na HelpLicita - www.helplicita.com. Ambas preparadas para assessorar e treinar empreendedores que estão em busca de conhecimentos para vender ao Setor Público
Um pouco do empreendedorismo nas licitações o ano pasado