Você está visualizando atualmente Plataforma do Conhecimento bate recorde de audiência

Plataforma do Conhecimento bate recorde de audiência

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou na manhã desta sexta-feira, 24, na sede do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), a primeira edição de 2017 do programa “Plataforma do Conhecimento”. O evento, transmitido ao vivo pelo CFATV e pelo Facebook, bateu recorde de audiência: foram mais de 6,4 mil visualizações e mais de 40 mil pessoas alcançadas.

O tema desta edição foi “Desafios na Administração de Condomínios”. Para discorrer sobre o assunto, o CFATV contou com a participação do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios do CRA-SP (GEAC/CRA-SP). Uma das palestrantes foi a Adm. Maria Helena Teixeira e, de acordo com ela, a administração de condomínios é semelhante a uma empresa. Em razão dessa similaridade, ela ressalta que a “gestão condominial precisa ser feita por uma pessoa capacitada e habilitada”.

Outro palestrante presente no debate foi o Adm. Reinaldo Palma. Na ocasião, ele lembrou que os condomínios têm suas convenções e normas, mas lembrou que as decisões das assembleias dos condomínios são consideradas lei desde que não confronte a Constituição Federal e o Código Civil. Além disso, Reinaldo destacou a importância de uma administração efetiva. “Prestação de contas é fundamental senão há riscos de passivos trabalhistas, por exemplo, e uma má administração desvaloriza o condomínio”, disse.

De acordo com a coordenadora do GEAC/CRA-SP e moderadora do debate, Adm. Rosely Schwartz, a administração condominial não é tarefa fácil e uma das formas de facilitar essa missão é investir em comunicação. “Muitos assuntos gerais podem ser esgotados se forem criados canais de comunicação no condomínio”, afirmou lembrando que, por se tratar de uma atividade típica do administrador, é fundamental que as empresas que trabalham com administração de condomínios tenham registro de pessoa jurídica nos CRAs.

Após o primeiro bloco do debate, os palestrantes responderam perguntas dos internautas. Para aqueles que desejam enveredar profissionalmente pela administração de condomínios as dicas são: usar bons princípios da administração e buscar capacitação constante. “É preciso estar próximo dos moradores, do síndico e ser proativo”, acrescenta o outro palestrante do debate, Alexsandro Felix.

Oportunidade para Administradores – Os palestrantes foram unânimes em afirmar que a administração de condomínios é uma campo de atuação crescente e cheia de oportunidades, tornando-se uma opção para profissionais de Administração. “Os Administradores têm todos os requisitos para atuarem nesse setor”, defende Helena Teixeira.

Rosely lembra, ainda, que o Código Civil, no artigo 1.347, já destaca o papel do síndico – que poderá ser ou não condômino-  no condomínio. “A lei é bem específica ao definir que a função é Administrar”, falou.

Outro diferencial é o registro profissional. “Ter um administrador com registro no CRA dá um respaldo maior ao condomínio. Aliás, os condomínios podem contar com os Regionais para denunciar más práticas”, destacou Reinaldo finalizando que, para atuar no setor, além do conhecimento, é preciso trabalhar com amor.

O debate sobre Administração de Condomínios está disponível na íntegra no canal do CFATV no YouTube.

O programa – A Plataforma do Conhecimento é um programa de debates transmitido ao vivo pelo canal oficial do CFA no youtube, o CFATV (www.youtube.com/cfatvoficial). Nele são discutidos temas relevantes para profissionais e estudantes de administração, que também despertam o interesse do público em geral.

Criado em 2009, a Plataforma do Conhecimento é o mais democrático veículo de capacitação do CFA. Como a didática é descontraída, o entendimento é simples e os assuntos são facilmente aplicáveis.

Devido a tal formatação, o número de espectadores vem ascendendo. “Nossos números vão crescer em progressão geométrica nas próximas atividades do CFA. Temos muito a fazer e a crescer, mas a audiência desta primeira edição do projeto Plataforma do Conhecimento de 2017 já marca os novos tempos”, garante o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira.

Assessoria de Comunicação CFA