Você está visualizando atualmente Tecnólogos em Administração: a nova onda de Especialistas no mercado de trabalho

Tecnólogos em Administração: a nova onda de Especialistas no mercado de trabalho

De acordo com o Censo 2021 dos Cursos Superiores de Tecnologia Conexos à Administração, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC), o Brasil tem mais de 6 mil cursos superiores de Tecnologia Conexos à Administração. São quase sete milhões de vagas disponíveis e, por anos, cerca de 240 mil concluíram um curso nessa modalidade de ensino. 

E a tendência é crescer ainda mais, pois a demanda é cada vez maior. Para se ter ideia, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, de cada dez demandas de trabalho, sete são da área da Administração. 

Além disso, um levantamento feito pelo Blog de Stephen Kanitz revelou que, das 17 ocupações mais demandadas pelo mercado, 12 são em administração e três em tecnologia da informação. Contudo, as vagas não são preenchidas. 

Assim como os demais profissionais de Administração, os tecnólogos na área da Administração têm papel fundamental nas organizações. Trata-se de profissionais capacitados para atuar na gestão de organizações, aplicando técnicas e conhecimentos específicos da área. 

São pessoas que desenvolveram habilidades para planejar, organizar, controlar e coordenar processos administrativos, visando a eficiência e o sucesso das empresas. 

Perfil profissional – A atuação do Tecnólogo em Administração está restrita a área de atuação de sua formação como recursos humanos, finanças, marketing, logística, entre outros. Ele é responsável por analisar e propor melhorias nos processos internos, otimizando recursos e buscando a sustentabilidade econômica e ambiental. 

Tecnólogo em Administração desempenha um papel fundamental na gestão de empresas, aplicando conhecimentos teóricos e práticos para garantir a eficiência e o desenvolvimento organizacional, seja como colaborador ou empreendedor. 

Enquanto o curso de bacharelado em Administração dura de quatro a cinco anos, os cursos superiores de Tecnologia são mais curtos: em dois anos o aluno está formado. 

O Sistema CFA/CRAs registra os diplomados em Cursos Superiores de Tecnologia conexos à ciência da Administração desde 2010. Atualmente, são registrados tecnólogos de 28 cursos de nove eixos. A lista completa está disponível na Resolução Normativa CFA n.º 505 de 2017.