Você está aqui: Página Inicial / Destaques / Sistema CFA/CRAs lança Certificação Profissional

CFA

Sistema CFA/CRAs lança Certificação Profissional

Profissionais de Administração poderão obter Certificação por Experiência ou por Prova. Iniciativa avaliará a área de RH

 

Profissionais de administração poderão obter Certificação por Experiência ou por Prova na área. Iniciativa avaliará a área de Recursos Humanos, mas a proposta é expandir a certificação para todas as áreas da Administração

Ter uma graduação e uma pós-graduação já não é mais suficiente para se destacar no mercado de trabalho. Hoje, as empresas não se contentam mais com a formação nos bancos acadêmicos – e até mesmo com Mestrados ou Doutorados. É por isso que vem ganhando força nos últimos anos as chamadas Certificações Profissionais. Embora em algumas áreas este tipo de qualificação tenha iniciado na década de 1970 em nível mundial, é agora que ela cresce em ritmo mais acelerado, principalmente no Brasil. Pensando nisso, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) lançou o Programa de Certificação em Administração.

A proposta da iniciativa é contribuir para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade. Há anos que o Sistema CFA/CRAs vem estudando a possibilidade de oferecer a Certificação para os profissionais de Administração. O presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello conta que, na pesquisa Perfil do Administrador realizada pela autarquia, o Sistema recebeu inúmeros pedidos para a criação de um exame de proficiência voltado para os profissionais de Administração. “Somos a favor da avaliação, mas nossa intenção era oferecer um exame diferenciado”, explica.

De acordo com o presidente, a Certificação agregará mais valor ao currículo profissional do Administrador e Tecnólogo. “A avaliação não pode ser um processo estanque. Ao contrário do exame de proficiência, que avalia a pessoa apenas uma vez na vida, a Certificação será periódica, permitindo assim um processo de educação e capacitação permanente”, diz o presidente do CFA.

Para desenvolvimento do projeto o CFA institui comissão composta por Conselheiros que representam o Sistema CFA/CRAs: Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior, Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha e Adm. Alberto Whitaker, que em parceria com o Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e com o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) fizeram amplo e detalhado estudo sobre a Certificação Profissional.

Segundo Alberto Whitaker, a Certificação é voltada para a pessoa que deseja se distinguir, a ideia é que se contribua para o fortalecimento da imagem e da credibilidade da profissão perante a sociedade. “Seu ponto fulcral repousa na percepção de valor que este status poderá gerar em cada um, tanto naqueles receptores desta distinção, quanto nos demais agentes do mercado”, analisa. Ele afirma ainda que o programa insere o profissional de administração num processo educacional amplo e permanente, já que terá que ser renovada a cada três anos. “Se reconhece as competências profissionais demonstradas num determinado momento, e se espera que estas competências permaneçam e se ampliem, por meio de esforços de capacitação contínuos”, afirma Whitaker.

Para o Conselheiro Federal, Samuel Melo Júnior “A certificação profissional representa uma quebra de paradigma no Sistema CFA/CRAs diante dos profissionais da administração. A Certificação pode ser compreendida como o reconhecimento formal dos saberes e práticas dos profissionais e com acreditação da experiência de trabalho na área avaliada. O processo de certificação também tem a intenção estratégica em promover a formação continuada e ampliar as oportunidades de acesso dos profissionais de administração no mercado de trabalho, assim como diferenciá-lo pela comprovação de suas habilidades, competências e experiência profissional.”

O conselheiro Carlos Henrique ratifica o posicionamento dos membros da Comissão e ressalta a importância da Certificação Profissional no desenvolvimento profissional do Administrador e do Tecnólogo, principalmente em razão do mercado de trabalho exigir cada vez mais profissionais atualizados e capacitados.

 

Etapas – Os trabalhos relativos ao Programa de Certificação de Distinção em Administração serão conduzidos operacionalmente pelo Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social (ICSS).

Certificação será opcional e, na primeira etapa do projeto, a avaliação será realizada por uma área da Administração, a de Recursos Humanos - RH. Nessa primeira fase, poderão solicitar a Certificação os Administradores com Registro Profissional e cinco anos de experiência na área de RH. “A adesão voluntária significa relevante evidência do grau de profissionalismo do mercado e contribuirá acentuadamente para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade em geral”, ressalta o presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), Adm. Walter Sigollo.

As outras áreas da Administração serão certificadas futuramente, como adianta Sebastião Mello. “Nossa intenção é expandir o projetos para os demais profissionais e, assim, beneficiar todos os profissionais de Administração”, explica.

Requisitos – O interessado em obter a certificação poderá, a partir desse semestre de 2013, solicitar no site http://certificacao.cfa.org.br a abertura do processo para avaliação por experiência. Entretanto, o Programa também oferecerá a opção pela Certificação por Prova – Módulo RH, que no momento está em fase de produção.

Educação continuada – A Certificação terá validade de três anos. “Esta condição proporcionará um processo contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a premissa anterior de educação continuada”, garante o presidente do CFA, Sebastião Mello.

De acordo com Walter Sigollo, a Certificação pode ser o requisito adicional ao currículo decisivo num processo de seleção, por exemplo. “Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, uma certificação certamente é um relevante adicional para o currículo de uma pessoa. O mercado exige respostas rápidas aos problemas cada vez mais complexos. Preparação é determinante para os profissionais de hoje, e o aprendizado vai além do curso técnico ou da Universidade”, afirma.

Para obter a Certificação é preciso acessar o site http://certificacao.cfa.org.br. Dúvidas poderão ser esclarecidas no próprio site, no “Perguntas Frequentes” ou enviando um email para certificacao@cfa.org.br

Acesse: http://certificacao.cfa.org.br