APRESENTAÇÃO

A Câmara de Formação Profissional tem por função essencial interagir com o campo da formação acadêmica dos profissionais de Administração. Para isso, interage com o sistema educacional para fomentar a qualidade formativa e a divulgação da profissão, bem como julga que cursos podem ser considerados correlatos à Administração, entre outras frentes de atuação. A CFP também implementa ações para apoiar institucionalmente o fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas e do empreendedorismo.

COMPOSIÇÃO

Admª. Cláudia de Salles Stadtlober – RS  (Diretora)
Admª. Ellen Regina dos Santos Lobo – RR (Membro)
Colaboradora: Admª. SUELI CRISTINA RODRIGUES DE MORAES

PROJETOS

Prêmio Belmiro Siqueira de Administração

Instituído em 1988, o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração, consistindo em Troféu, certificado e premiação em dinheiro, é outorgado anualmente ao Profissional de Administração ou Estudante cujo trabalho contribua para o desenvolvimento tecnico-científico da Administração.

Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em Micro e Pequenas Empresas

Com sua primeira turma inaugurada em 2015, o Programa objetiva capacitar Administradores, registrados e adimplentes nos Conselhos Regionais de Administração, em práticas gerenciais capazes de fortalecer micro e pequenas empresas (MPEs) e, em consequência, a sociedade brasileira.

Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs

Criado em 2016, o Programa tem por finalidade distinguir egressos de curso de bacharelado em Administração ou de curso superior conexo à Administração, regularmente inscritos em Conselho Regional de Administração, mediante comprovação de suas competências nos campos da Administração a serem avaliadas mediante prova. Os profissionais certificados ganham vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Pesquisa Nacional Sistema CFA/CRAs

Descrição: Desde 1994, o Conselho Federal de Administração vem desenvolvendo estudos de cenários visando orientar os profissionais de Administração para as oportunidades que o mercado de trabalho oferece. Em 2003, o CFA firmou parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), que vem desenvolvendo os trabalhos de coleta de dados, processamento e análises.

REUNIÕES

22/01/2019 – 1ª Reunião de Câmara
No dia 22 de Janeiro de 2019 ocorreu a primeira reunião de Câmara do ano de 2019, com a participação dos três Conselheiros Federais Efetivos que compõem a CFP e da Coordenadora de Formação Profissional. Foram discutidos os projetos de competência da Câmara e o planejamento para implementá-los durante o biênio.

12/02/2019 – 2ª Reunião de Câmara
A segunda reunião de Câmara, em 12 de Fevereiro, contou com a participação do Adm. Rogério de Moraes Bohn, suplente da Diretora da Câmara, Admª Cláudia de Salles Stadtlober. Nessa reunião, foi dado prosseguimento às discussões sobre os projetos de competência da CFP.

EVENTOS

26 e 27/02/2019 – “Reunião do Novo Marco Legal para Recuperação Judicial das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte” e “1ª Reunião Ordinária 2019 do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas de Pequeno Porte”.
Reuniões das quais participará o Vice-Diretor da Câmara de Formação Profissional, Adm. Mauro dos Santos Leônidas.