Você está aqui: Página Inicial / Edições / 101 / Tecnologia & Logística: uma dupla de sucesso [Artigo]

Tecnologia & Logística: uma dupla de sucesso [Artigo]

por Administrador do portal 21/08/2014 10h08

 

Como profissional de logística, venho acompanhando, com muita atenção, a evolução do uso da tecnologia e dos sistemas de informação como elementos essenciais na gestão dos processos logísticos. A busca pela otimização dos fluxos de informação pode ser observada na definição do conceito de logística do Council of Logistic Management, que a define como o “processo de planejar, implementar e controlar a eficiência, o fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações correlatas, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o objetivo de atender às exigências dos clientes”.

“processo de planejar, implementar e controlar a eficiência, o fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações correlatas, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o objetivo de atender às exigências dos clientes”

Percebemos que, com o aumento da competitividade e da complexidade dos negócios, as organizações precisam investir cada vez mais na melhoria dos processos logísticos, visando à elevação dos níveis de serviço ao cliente e a busca por custos operacionais adequados ao negócio. Nesse sentido, o uso da tecnologia e dos sistemas de informações possui papel fundamental para conseguirmos superar esses e outros desafios logísticos.

 

Observamos, também, que os consumidores estão cada vez mais exigentes (com razão) e desejam ser informados sobre promoções, novidades e, após efetivação da compra, esperam ter total visibilidade do ciclo de seu pedido (da entrada à entrega). Logo, entendemos que, para atender a esse novo cenário, é necessário que o profissional de logística esteja atento às possibilidades que a tecnologia e os sistemas de informação podem propiciar para a melhoria da gestão dos processos logísticos de sua organização.

 

Por: Adm. Hélio Meirim


Leia a matéria na íntegra. Assine a Revista Brasileira de Administração ou acesse a edição digital.