Você está aqui: Página Inicial / Edições / 110 / Jack Welch e o poder do carisma [OPINIÃO]

Jack Welch e o poder do carisma [OPINIÃO]

por Administrador do portal 22/03/2016 14h18

OPINIÃO: ADM. Leandro Vieira – criador do Administradores.com e autor do livro. “Seu futuro em Administração”(Campus/Elsevier), com Jack Welch.

Jack Welch, registrou seu nome na história ao realizar aquilo que acadêmicos de Administração vêm tentando há anos enquadrar na teoria como os melhores práticas de gestão. À frente da General Electric Company, conduziu a organização ao topo das empresas mais valiosas do mundo. Em 1999, foi eleito pela Fortune como “ o executivo do século”. Posteriormente, o Financial Times o apontou como um dos três mais admirados líderes de negócios do mundo. Durante uma coletiva de imprensa realizada em razão da sua vinda ao Brasil o ADM. Leandro Vieira teve a oportunidade de fazer uma pergunta para Jack Welch.

 “Sou pequenino e careca, mais não tenho nenhuma formula”

- Mr. Welch, como pode um executivo assumir a liderança efetiva de uma empresa sem correr risco de criar uma espécie de culto á sua personalidade?

Welch não entrou nos méritos de sua experiência pessoal, mas respondeu que o carisma é um acelerador. Líderes carismáticos têm mais facilidade para conduzir a organização em determinada direção. Bons líderes, com grande carisma, uma boa estrutura de ideias e valores éticos, têm chances muito maiores de promover o sucesso da empresa e, inevitavelmente, muitos na companhia irão admirar sua personalidade e espelhar-se em suas ações.

Se o carisma pode ser aprendido? “ Sou pequenino e careca, mais não tenho nenhuma formula”, respondeu Jack.

Confira toda a entrevista na Integra, e na revista impressa, edição 110, páginas 18 a 19.