Você está aqui: Página Inicial / Edições / 110 / PLANEJAMENTO CERTEIRO [Entrevista]

PLANEJAMENTO CERTEIRO [Entrevista]

por Administrador do portal 22/03/2016 14h48

POR MARA ANDRICH

ENTREVISTA COM AVALDIR DA SILVA OLIVEIRA

Formado em Matemática e Administração de Empresas, Avaldir da Silva Oliveira, sócio – fundador e presidente da CTIS, empresa atuante do setor de tecnologia há 32 anos, já desempenhou atividades técnicas e gerenciais em sua carreira. Começou cedo como office-boy e hoje é um dos maiores executivos do país. Para ele as pessoas devem gostar do  que fazem, fazer com carinho e com certeza o sucesso será a consequência.

A área de tecnologia sempre esteve presente em sua vida profissional. Foi vice-presidente da Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Distrito Federal (SUCESU) de 1994 a 1998. Ainda em 1998 foi membro do Conselho da Associação Brasileira de Empresas de Software/SP (ABES). Entre 1998 e 2000 foi presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Distrito Federal (SINDESEI).

REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO (RBA): O senhor iniciou trabalhando como office-boy e hoje é presidente de uma das maiores empresas de TI do país. Como foi esse crescimento profissional? O que acredita que foi determinante para isso?

O Sucesso é fruto de um modelo de gestão. A administração é fundamental – a empresa precisa ter – é primordial que ela cresça com um sistema de gestão integrada. 

AVALDIR DA SILVA OLIVEIRA (ASO):

Comecei minha carreira profissional em Brasília, em 1972. Formei-me em Matemática e depois em Administração de Empresas. Trabalhei na Datamec, na Companhia Energética de Brasília (CEB) e, em 1983, deixei minha carreira de serviço publico; foi quando resolvi empreender. Começamos assim a história da CTIS, em Brasília, em uma salinha de 27 metros quadrados – eu, sócio, office-boy e uma secretária. Esse crescimento profissional foi à base de muito trabalho. Sem dúvida alguma, primeiramente, o empresário de sucesso tem, principalmente, que trabalhar muito. Desconheço um empresário de sucesso que trabalhe menos de 12 horas por dia. Sou um homem de muito planejamento. O planejamento é fundamental para o crescimento profissional. Outro fator é o comprometimento, e também ser ambicioso – sem prejudicar os outros, obviamente.

RBA: O senhor nasceu em outro local e passou a viver em Brasília. Por que o senhor e sua família escolheram a cidade de Brasília? Como é viver na capital federal hoje?

ASO:  Brasília tem uma vocação para o empreendedorismo. Minha família e eu escolhemos Brasília, pois foi aqui que crescemos. Comecei do nada. Sou goiano, da cidade de Mairipotaba, um município de 1.500 habitantes. Morei em Goiânia muito tempo e vim para Brasília em 1972, onde, de fato, comecei a minha historia profissional. E assim tem sido com minhas filhas, que têm construído uma carreira como empresárias na capital do país.

RBA: A CTIS já está há 30 anos no mercado e atua com grandes clientes, se expandindo por todo o país. A empresa recebe, frequentemente, muitas certificações e reconhecimentos. A que  atribui tamanho sucesso?

ASO: O Sucesso é fruto de um modelo de gestão. A administração é fundamental – a empresa precisa ter – é primordial que ela cresça com um sistema de gestão integrada. A CTIS trilhou sua trajetória a partir de um planejamento de curto, médio e longo prazo. A empresa sempre teve o planejamento em seus ideais  e em seu modelo de gestão.

Confira toda a entrevista na Integra, e na revista impressa, edição 110, páginas 10 a 14.