Você está aqui: Página Inicial / Edições / 110 / Planeje. E se equivoque menos [EDITORIAL]

Planeje. E se equivoque menos [EDITORIAL]

por Administrador do portal 22/03/2016 14h10

O ser humano erra por natureza. Por praticarem muitas ações e tomarem várias decisões em seu cotidiano, as pessoas não acertam sempre. Mas, com perspicácia, inteligência, boa lembrança, os atos falhos se tornam menos frequentes. O que, de fato, contribui decisivamente com uma vida de menos equívocos é o planejamento. É como brincar de prever o futuro. É como pensar antes de acontecer. É como conhecer bem o caminho por onde se anda. Planejar antes de agir resulta em chances menores de falhar.

Especialistas ouvidos pela Revista Brasileira da Administração (RBA) ajudam a entender melhor o desafio de planejar e colher bons resultados.

Empreender pode estar na pauta de muitos que planejam um ano novo. Pois, assim também foi 2015, com mais de 480 novos negócios formais abertos no Brasil, o que prova a alta do empreendedorismo entre os brasileiros. Ótimo para o país, que vê sua população acreditando que pode fazer mais e melhor, contribuindo com a melhoria da geração de empregos e da renda. Pesquisas mostram que a absoluta maioria desses novos empreendimentos são de micro e pequeno porte. Porém, no caso, o tamanho é inversamente proporcional à relevância. Para que se tenha uma ideia, o segmento representa cerca de 97% das empresas nacionais, responde por aproximadamente 12% das exportações e 60% dos empregos gerados, proporcionando ocupação para 70 milhões de brasileiros.

Caso esteja no seu planejamento deixar o emprego e ser empresário, saindo do status de empregado e passando a patrão, uma consultoria profissional pode ajudar a neutralizar as armadilhas do mercado. O “olhar de fora” pode ser vital para solucionar problemas e encontrar bons roteiros para o sucesso. E, para cada dificuldade, existe o profissional certo para lhe prestar auxílio.

Além dos assuntos mencionados, a presente edição traz uma entrevista com Adm. Avaldir da Silva Oliveira, que já desempenhou atividades técnicas e gerenciais em sua carreira e hoje comanda uma gigante do ramo da Tecnologia da Informação. Também expõe a invenção do Adm. Paulo Grazziotin. A RBA fala ainda sobre produtividade, um desafio para os gestores e a vantagem adquirida por quem opta pelo curso de tecnólogo em Administração.

Boa leitura!

Confira toda a entrevista na Integra, e na revista impressa, edição 110, página 04.