Você está aqui: Página Inicial / Edições / 112 / COMO A INOVAÇÃO PODE TRANSFORMAR FRACASSO EM SUCESSO. [OPNIÃO]

COMO A INOVAÇÃO PODE TRANSFORMAR FRACASSO EM SUCESSO. [OPNIÃO]

por Administrador do portal 01/07/2016 11h51

ADM. Leandro Vieira – criador do Administradores.com e autor do livro. “Seu futuro em Administração” (Campus/Elsevier).

Se existe um ingrediente que nunca pode faltar em uma receita de sucesso nos negócios é a inovação. E isso a 3M entendeu cedo. Desde sua fundação, no início do século 20, a companhia sempre se destacou por apresentar ao mercado soluções disruptivas, como a invenção de produtos abrasivos, fitas adesivas e sinais de trânsito refletivos.

Inovar é parte essencial da marca, que ao longo do último século desenvolveu um amplo sistema para promover e incentivar essa postura em seu cotidiano. O case do Post-it exemplifica bem isso. Essa história já foi contada e recontada muitas vezes por aí. Mas, geralmente, as pessoas focam em um único aspecto: o fracasso que virou sucesso.

Resumindo aqui, o Post-it – aquele papelzinho com adesivo na ponta, que você usa para colar lembretes e recados – surgiu de um projeto que não deu certo. A ideia original era criar uma nova cola super-resistente. Mas o material que resultou não produzia adesão permanente. Foi então que a empresa resolveu transformar a proposta inicial no produto que se popularizou.

Confira toda a entrevista na Integra, e na revista impressa, edição 112, páginas 22 e 23.