APRESENTAÇÃO

A Fiscalização é a razão da criação do Sistema CFA/CRAs. Os Conselhos Federal e Regionais foram criados para a fiscalização e o acompanhamento das atividades dos profissionais de Administração, garantindo maior confiabilidade dos serviços prestados à sociedade pelas empresas e profissionais de Administração. Eles são dotados de poderes normativo, de fiscalização e de polícia para coibir o exercício irregular da profissão ou em desconformidade com determinados padrões de qualidade.
Noutro ponto, o registro em CRA é o que caracteriza o profissional e o legitima para exercer a profissão. Aos CRAs compete organizar e manter o registro dos profissionais de Administração, julga as infrações, impõe as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, além de expedir as Carteiras de Identidade Profissional.

COMPOSIÇÃO

Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior – DF  (Diretor)
Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa – PB  (Vice-Diretor)
Adm. André Luis Saoncela da Costa – RO (Membro)

PROJETOS

2019 – ENCONTRO NACIONAL DE FISCAIS DO SISTEMA CFA/CRAs – ENAF.

Descrição: Ampliar os conhecimentos dos Fiscais dos CRAs e mantê-los atualizados sobre assuntos pertinentes à habilitação legal por meio da concessão de registros a pessoas físicas e jurídicas e fiscalização do exercício da profissão de Administrador, propiciando a troca de experiências entre os mesmos e possibilitando a prestação de bons serviços aos Administradores, às empresas registradas, à sociedade e ao próprio Sistema CFA/CRAs.

2019 – OUVIR OS EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS REGISTRADOS SOBRE SUAS PERSPECTIVAS QUANTO A PROFISSÃO E O CRA.

Descrição: O principal objetivo desse projeto é conhecer os registrados e os empresários que contratam profissionais de Administração no sentido de se saber, seus anseios, seus desejos e suas aspiracões quanto ao que esperam do Sistema CFA/CRAs.

2019 – CIP DIGITAL.

Descrição: Esse Projeto visa acrescentar a Carteira de Identidade Profissional no sistema CFA/CRAs em formato digital, a exemplo da CNH Digital, onde a mesma será disponibilizada por meio de aplicativo em smartphones e tablets.

2019 – AÇÕES SOBRE RESPONSABILIDADE TÉCNICA.

Descrição: O principal objetivo nesse projeto é incrementar ações de fiscalização, de comunicação, de esclarecimentos e demais temas que abarcam sobre a Responsabilidade Técnica dos profissionais de Administração.

2019 – AÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA RESGUARDAR O ESPAÇO DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO.

Descrição: Para ingresso no serviço público em certos cargos da área da Administração, a exemplo do cargo de Analista Administrativo (cujas funções são privativas dos Administradores, conforme a lei nº 4.769/65), não é exigido no edital o curso de bacharelado em Administração, tampouco o registro profissional no CRA, o que caracteriza exercício ilegal da profissão de Administrador, de acordo com o §1º, art. 14, da lei nº 4.769/65.

Nesse sentido o CFA pretende se aproximar dos poderes públicos, objetivando conscientizá-los acerca da importância dos Administradores para a Administração Pública, assim como sobre o cumprimento de nossa lei.

2019 – CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE DOCUMENTOS PARA APRESENTAÇÃO EM CPLs E DISPONIBILIZAÇÃO AOS CRAs.

Descrição: O presente projeto visa oferecer aos fiscais dos CRAs, material de apoio para que os mesmos tomem as devidas providências nos procedimentos licitatórios cujo objeto do Edital é afeto à Administração e que não há se exige o registro em CRA.

2019 – DIFUSÃO DOS SEGMENTOS EMPRESARIAIS PERTENCENTES À ADMINISTRAÇÃO.

Descrição: O presente projeto objetiva difundir amplamente os segmentos empresariais pertencentes da Administração, utilizando dos meios que o CFA dispõe para propagar o mais longe possível sua posição.

2019 – CÓDIGO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO.

Descrição: O Código Brasileiro de Administração, doravante designado CBA, constitui-se num conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para a realização dos atos típicos desenvolvidos pelo Administrador Profissional. Tem como objetivo orientar os profissionais de Administração para elaborar trabalhos ou tarefas pertencentes ao seu campo de atuação.

2019 – ATUALIZAÇÃO DOS NORMATIVOS DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO DO SISTEMA CFA/CRAS.

Descrição: O presente projeto visa adequar os normativos do Sistema CFA/CRAs, no que concerne a fiscalização e registro profissional aos novos tempos justifica o presente projeto. A Ciência da Administração evoluiu, bem como as ferramentas e tecnologias da Administração e os normativos do CFA deve acompanhar tal evolução.

REUNIÕES

12/02/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A reunião discutirá sobre o plano de trabalho da Câmara para o biênio 2019/2020 e também sobre outros assuntos relacionados a
Fiscalização e Registro Profissional.

20/03/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A reunião discutiu e aprovou sobre o plano de trabalho da Câmara para o biênio 2019/2020 e também sobre outros assuntos relacionados a
Fiscalização e Registro Profissional.

05/06/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A reunião discutiu assuntos de fiscalização e registro profissional como: – CIP Digital que deverá ser normatizada pelo CFA; ENAF – Encontro Nacional de Fiscalização; Atualização das Resoluções Normativas e; outros.

Os Conselheiros Federais membros da Câmara deram encaminhamentos sobre os assuntos debatidos.

07/08/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A reunião discutiu sobre as competências da Câmara de Fiscalização e Registro e outros assuntos. Repassando para a Comissão Especial de Regimento do CFA a proposta feita após os debates.

26/09/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A reunião discutiu sobre as atualizações das Resoluções Normativas pertinentes a Fiscalização e Registro, sobre o Código Brasileiro de Administração, execução do Programa de Trabalho da Câmara, Relatório Situacional pós ENAF e sobre minuta de Instrução sobre o Empresário Individutal.

04/12/2019 – REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO
A última reunião do ano de 2019 da CFR, trouxe os resultados dos projetos que foram executados nesse ano e os que ficaram para serem realizados no ano de 2020. Foram feitas considerações sobre os projetos e dado os devidos encaminhamentos para execução dos projetos de 2020.

EVENTOS

08/02/2019 – Entrevista do Diretor para a Rádio ADM.
Diretor da Câmara de Fiscalização e Registro do CFA – Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior – concederá entrevista para a Rádio Adm.

27 e 28/06/2019 – Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs – ENAF.

Encontro Nacional dos Fiscais do Sistema CFA/CRAs para debaterem sobre questões operacionais da fiscalização.

08/08/2019 – Reunião com o Ministério Público do Trabalho.

Reunião pós assinatura de Termo de Cooperação com o Ministério Público do Trabalho para fiscalização dos supervisores de estagiários em Administração.

12/08/2019 – Participação no Seminário Dívida Ativa dos Conselhos Profissionais.

Seminário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, em Brasília/DF, que tratou sobre a Dívida Ativa dos Conselhos Profissionais. Estudos do poder judiciário mostram a ineficiência da execução judicial para o recebimento dos créditos dos Conselhos. Debates e apontamentos de outras soluções, como Protesto, ficaram como tema central.

18/11/2019 – Entrevista do Diretor para a Rádio ADM.
Diretor da Câmara de Fiscalização e Registro do CFA – Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior – concede entrevista para a Rádio Adm lançando a campanha “Gestão de Condomínios eficiente é com empresa registrada em CRA“. A entrevista contou com a participação da Adm. Elis Rocha.

18/11 a 1º/12/2019 – Campanha Gestão de Condomínios eficiente é com empresa registrada em CRA.

Campanha sobre a importância das empresas que prestam serviços de Administração de Condomínios terem seus respectivos registros em CRAs. A campanha buscou consolidar o entendimento do sistema CFA/CRAs que as empresas Administradoras de Condomínios deve ter registro em CRA e, ao mesmo tempo, alertou a sociedade para a importância da profissionalização na gestão do condomínio que garante uma maior segurança ao condômino, principalmente, nos aspectos da Gestão do Patrimônio, Administração dos recursos financeiros, Gestão de Pessoal, etc.

06 e 07/02/2020 – Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs – ENAF.

Encontro Nacional dos Fiscais do Sistema CFA/CRAs para debaterem sobre questões operacionais da fiscalização. O ENAF de 2020 reuniu os presidentes, fiscais e diretores de fiscalização dos CRAs.