Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Formação Profissional / Censo dos Cursos

Censo dos Cursos

por marcelo ” 22/04/2015 16h46

O Conselho Federal de Administração (CFA) tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas relacionadas aos processos de formação de nossos futuros profissionais de Administração.

O CFA compila informações referentes aos cursos de Bacharelado em Administração e aos Cursos Superiores de Tecnologia nas diversas áreas da Administração, as quais são extraídas do Censo da Educação Superior disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

O curso de Bacharelado em Administração, de acordo com o Censo da Educação Superior de 2011, apresentava os seguintes números:

 

CURSOS

MATRÍCULAS

Quantidade

%

Bacharelado em Administração Brasil

858.899

13%

Cursos Superiores de Tecnologias em Administração Brasil

675.136

10%

Bacharelado e CST em Áreas Diversas Brasil

5.189.083

77%

Total

6.723.118

100%

Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC, 2011.

Dados compilados pelo CFA.

 

O Curso de Bacharelado em Administração agrega o maior número de alunos matriculados no ensino superior. Conforme o Censo da Educação Superior elaborado pelo INEP no ano de 2011, encontravam-se matriculados 858.899 alunos nos cursos que formam futuros Administradores, os quais representam 13% do universo de alunos matriculados em Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras.

Os Cursos Superiores de Tecnologia em determinada área da Administração tiveram um crescimento de 12.933% no período de 2000 a 2010, e só no período de 2010 a 2011 cresceram o equivalente a 139%.

Os números apontam que a demanda para os cursos de Administração está em pleno crescimento e cresce em igual sentido a procura por profissionais de Administração.

A “Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador”, desenvolvida pelo Sistema CFA/CRAs em 2011 e publicada em 2012, apresenta as tendências do mercado de trabalho, levando em consideração a concepção dos Administradores, dos Empregadores e dos Professores.

Na pesquisa de 2011, ficou claro que “as empresas buscam por profissionais que tenham uma visão voltada para o segmento de seus negócios, que conheçam todas as áreas da organização, que tenham capacidade de exercer liderança e trabalhar o clima motivacional das equipes”.

Este é o diferencial do Administrador, reconhecidamente de visão ampla das áreas da organização, capaz de liderar, formar e motivar pessoas e equipes, enfrentar problemas e buscar soluções, atuar na administração estratégica e ocupar cargos de gerência.