Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Apoie mais e reclame menos. Seja líder

CFA

Apoie mais e reclame menos. Seja líder

Comments
por imprensa 17/11/2015 12h17
Após muito tempo passando por momentos onde eu era sabotado antes de ser estimulado, percebi que muito se era perdido...

Vamos partir com a seguinte pergunta: como você se sente quando está desempenhando uma atividade e as pessoas começam a falar mal do seu trabalho em vez de te apoiar? Eu acredito que nada bem. Já passei muito por isso. É uma ação quase que automática do brasileiro achar que é melhor que o outro, mas isso não é verdade. Após muito tempo passando por momentos onde eu era sabotado antes de ser estimulado, percebi que muito se era perdido, pois eu acabava perdendo momentos de superação importantes para meu eu profissional e o meu sabotador também perdia, pois acabaria perdendo uma aliança com alguém que estava pronto para encarar tudo a qualquer momento, desde que fosse estimulado em relação a isso. Então veio o momento de reflexão: poxa, isso não é o certo, eu deveria estar sendo motivado para melhorar sempre e não desmotivado, como de fato ocorre com uma constância.

Decidi mudar o jogo. Em certo momento de nossas vidas – querendo ou não – acabamos assumindo posições de liderança, onde estamos na frente de um problema e temos que dar o nosso melhor para a sua solução. Quando assumimos as posições de liderança, temos duas opções: aplicamos o que fora aprendido com os sabotadores – grande maioria – ou usamos o aprendizado com os sabotadores para saber o que não fazer com nossos colaboradores.

Devemos aprender que tudo é realizado através de pessoas. Uma aliança, parceria e relacionamento íntegro são fundamentais para que seja realizado um ótimo trabalho. Esse pensamento você pode aplicar em qualquer lugar, seja com sua família, amigos, colegas de faculdade e, sem dúvidas, na empresa. Afinal, quem não gosta de uma pessoa compreensiva e que está sempre fazendo o máximo para entender o todo? Na verdade, em nossa sociedade está faltando liderança de verdade, onde não é pensado apenas no “eu”, mas sim em todas as partes envolvidas. Conheço muitas pessoas com muita de vontade de mudar, fazer algo grande e que reflita na sociedade de maneira positiva, mas quando chega a hora de exporem suas ideias, dificilmente são estimuladas a seguir em frente. Em resumo, acabam desistindo de sua própria ideia por causa de um terceiro. Isso não pode acontecer, é como aquele velho ditado “se não ajuda, não atrapalhe”. Temos ótimos resultados quando, de fato, incluímos o outro em nosso plano.

As grandes mudanças são iniciadas por uma pessoa, mas nunca concluídas por apenas uma pessoa. A equipe, o time, todos se doam por uma causa. Na vida pessoal ou na empresa não é diferente, agora, uma coisa é certa: tudo melhora quando você lidera como gostaria que fosse liderado. Não esqueça que muitas ideias fantásticas foram desacreditadas e isso não pode seguir acontecendo. Vamos ser líderes, deixar de colocar defeito nas ações e nas pessoas. Quem sabe em vez de colocar defeitos, damos uma solução? Tenho certeza que só coisas boas aconteceram quando o nosso pensamento for guiado desta maneira.

Fonte: Jhonny Lucas para o Portal Administradores.com