Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs

CFA

Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs

Comments
por imprensa 07/12/2015 10h10
Administrador de São Paulo é o primeiro a obter a Certificação em RH na modalidade prova

 

“Estamos numa era de educação continuada e uma Certificação Profissional é uma ótima maneira de permanecer atualizado, ao mesmo tempo em que atesta a qualidade de seus conhecimentos”, diz o Adm. Henrique Montserrat Fernandez. Foi esse pensamento que fez o Administrador de São Paulo a buscar o Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs. Ele é o primeiro a obter a Certificação em Recursos Humanos por meio de Prova. A iniciativa, criada pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) em 2014, já certificou dezenas de profissionais de Administração na modalidade “Experiência”.

Henrique tem mais de 30 anos de atuação profissional. Ele explica que, durante esse tempo, percebeu que o domínio da área de Recursos Humanos é fator primordial para o sucesso de qualquer executivo, bem como é a espinha dorsal de qualquer negócio: pessoas e saber como lidar com elas. “Espero que esta certificação me ajude a melhorar a qualidade de meus serviços e abra novos leques de possibilidade profissional”, afirma o Administrador.

O profissional ficou lisonjeado surpreso em saber que é o primeiro a receber a Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs por meio de prova. Entretanto, ele também se mostrou preocupado com a baixa procura pela Certificação, já que a modalidade Prova está disponível desde fevereiro deste ano. “Demonstra uma certa falta de interesse por parte dos profissionais brasileiros de Administração que não condiz nem um pouco com o perfil dessa profissão”, alertou, lembrando que o "apagão" de mão de obra qualificada é antigo e generalizado no país com tendência a piorar com a crise.

“O Sistema CFA/CRAs inovou dando seu importante aval nessa prática tão comum em outros países, que é a certificação profissional e o profissional brasileiro de Administração não pode ignorar algo que não só veio para ficar, como é tão importante na valorização da carreira e na manutenção do futuro do profissional”, defendeu Henrique fazendo questão de reforçar que “os Administradores só tem a ganhar com essa iniciativa”, afirmou.

Para fazer a prova, Henrique se preparou durante três meses com base no programa constante no edital da Certificação. “Não foi uma prova fácil, mas se você se prepara com antecedência, o sucesso é certo”, garantiu o Administrador. Para quem quer obter a Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs, ele dá o recado: “Estudem e se atualizem sempre. A educação continuada veio para ficar. Sucesso profissional não cai do céu, ele exige esforço e persistência. Uma Certificação Profissional é a prova de suas capacidades”, garantiu.

Henrique Montserrat Fernandez é Administrador de Empresas com pós-graduação em Análise de Sistemas e MBA em E-management pela FGV. Com mais de 30 anos de atuação profissional, trabalhou em empresas de médio e grande portes, tais como Copersucar, SENAC, SEBRAE, entre outras. Com vasta experiência em cargos técnicos e gerenciais, foi também professor universitário, além de possuir ampla vivência em treinamento empresarial. É especialista em TI e nas normas ISO 9000, sendo Lead Auditor pela Perry Johnson Inc., desenvolvendo inclusive, softwares para essa área. Atual Diretor da Zamplex Consultoria, é autor dos livros “Falir Jamais! Gestão Correta x Crise” e “Evitando a Falência”, além de escritor de vários artigos sobre gestão empresarial, publicados em jornais, revistas e mais de uma centena de sites na internet.

Sobre a Certificação Profissional – O programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs tem o objetivo de inserir no mercado profissionais capacitados, contribuindo para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão. Ela tem validade nacional e duração de cinco anos. Para a Comissão do Programa, esta condição proporcionará um processo contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a educação continuada.

Para 2016, o Programa promete muitas novidades. Uma delas é expandir o Programa para outras áreas como Finanças, Marketing, Logística/Administração de Materiais pois, até então, a Certificação é concedida apenas para profissionais que atuam na área de Recursos Humanos. Além disso, tornará permanente a Certificação na modalidade Experiência.

Interessados em obter a certificação deverão acessar o site www.certificacao.cfa.org.br e realizar a inscrição, observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento do programa.