Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Como se preparar para a aposentadoria?

CFA

Como se preparar para a aposentadoria?

Comments
por imprensa 12/05/2016 15h08
Como você imagina sua vida em 10 anos? Em 20 anos? Como você será e o que espera atingir em sua aposentadoria? Você está se preparando para o futuro?

Exercício para a aposentadoria

Faça um exercício. Relaxe, feche os olhos e tente se imaginar como você será quando se aposentar. Como será seu ambiente? Imagine com detalhes.

Imagine as pessoas que estarão à sua volta, sua família e seus amigos. Como eles estão?

E onde você vive? Como é sua casa e seu ambiente? Como você quer que seja?

O que você está fazendo HOJE para atingir os objetivos desse senhor ou senhora que você será no futuro? Quais são seus planos de aposentadoria?

Você pretende ter uma aposentadoria tranquila? Fazer viagens? Cuidar dos netos e dos filhos?

Quanto você HOJE precisa guardar para atingir seu objetivo? Você já começou?

Planejamento da aposentadoria

Quando você for comprar algo, lembre-se sempre de que você pode estar utilizando o dinheiro que aquele senhor ou senhora pode precisar lá no futuro. Você quer deixá-lo desamparado?

O INSS deve passar por mais mudanças, se desvincular da inflação e jogar a idade mínima para cima. Não dependa do INSS, faça sua própria aposentadoria!

Faça as contas, veja quanto precisa guardar por mês, veja quais sacrifícios precisa fazer. E se você descobrir que as contas não fecham? Que você vai precisar de mais dinheiro?

Você precisa então montar uma estratégia: você quer ganhar mais ou gastar menos? Quais gastos você pode diminuir?

Você pode realizar uma segunda atividade para aumentar suas receitas? Pode realizar um curso para se aperfeiçoar? Ou até mesmo mudar de carreira, abrir uma empresa, quem sabe?

Faça um plano e monte uma estratégia. Quanto mais tempo faltar para sua aposentadoria, mais tempo você terá para rever e mudar sua estratégia.

Para auxiliar no seu diagnóstico você pode ler meu livro de Diagnóstico Financeiro.

E se quiser receber mais conteúdos como esse por e-mail, Inscreva-se Aqui!

Lembre-se de sempre fazer esse exercício, faça todos os anos para verificar se você está mais próximo ou mais distante de seus sonhos!

Um abraço

 

Fonte: Administradores.com