Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Conhecimento para superar os desafios atuais do mercado

CFA

Conhecimento para superar os desafios atuais do mercado

Comments
por imprensa 13/06/2016 09h10
O texto trata das dificuldades atuais do contexto econômico para as empresas e a necessidade de ações assertivas para melhoria dos negócios

Desafiador. Não há adjetivo melhor do que esse para definir o cenário atual enfrentado pelas empresas e seus Gestores em todo o Brasil. Incertezas de ordem política, jurídica e econômica se apresentam de uma forma cada vez mais intensa e frequente, resultando em um comportamento dos clientes muito mais criterioso e, até mesmo, receoso em suas compras. É fato que a nação vive a maior instabilidade dos últimos 25 anos e o momento de recuperação não parece tão próximo. Não há como se “tapar o sol com a peneira” e fingir que nada está acontecendo no país e seus reflexos nos negócios.

Logicamente, no cotidiano empresarial surge o seguinte questionamento: como superar esses desafios, impostos pelas circunstâncias do país? Você pode pensar em duas respostas distintas: sentar e chorar ou agir em benefício de seu negócio.

Certamente sentar e chorar não irá ajudar a resolver os desafios do seu negócio. Evidentemente, o momento brasileiro é grave, não há como se negar isso. Mas as empresas e seus Gestores não podem simplesmente se conformar com esse cenário, nem mesmo se comportar apenas de forma reativa, atuando apenas apagando incêndios e sendo levadas pelas circunstâncias impostas pelo contexto.

Em um cenário de instabilidade acentuada, como o atual, é essencial que a empresa adote novas ações e estratégias em benefício de seu negócio. Ficar parado não resolve. Portanto, os gestores devem iniciar as ações através da avaliação criteriosa, isenta e sincera, do posicionamento de seu modelo de negócios no mercado, julgando as condições de sobrevivência e crescimento da empresa dentro das conjunturas atuais da economia, bem como todas as nuances que compreendem o negócio, incluindo aí as finanças do negócio, a competitividade em relação à concorrência, o modelo de gestão, a força da marca, o relacionamento com clientes e colaboradores, dentre outros pontos específicos do negócio.

O entendimento do estágio em que o negócio se encontra auxilia na compreensão dos reais desafios da empresa no mercado, podendo ajudá-la a sobreviver aos momentos de incerteza com maior tranquilidade e encontrando alternativas para o seu crescimento. Através da percepção da realidade do momento da organização, a tarefa de definir ações, objetivos e estratégias são facilitados e a chance de acertos aumenta significativamente.

É fato que há a necessidade de agir em momentos de instabilidade, adotar novas ideias e novos hábitos para que novos (e melhores) resultados possam se apresentar. Porém, qualquer movimento em um momento de incerteza deve ser extremamente certeiro, pois o espaço para erros é muito limitado e essa certeza dos movimentos estratégicos do negócio só acontece com conhecimento verdadeiro do negócio e do mercado.

Estratégias que se fundamentam em bases sólidas se sustentam ao longo do tempo e não são encontradas ao acaso.

 

Fonte: Administradores.com