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Desenvolvimento infantil: coaching para crianças

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por imprensa 27/06/2016 15h13
Interações ricas na infância são fundamentais para o desenvolvimento de um adulto saudável intelectualmente, emocionalmente e socialmente.

Ao olhar para o meu sobrinho, hoje com 5 anos, fiquei imaginando que futuro lhe reserva face aos dilemas, por exemplo, da educação, do meio ambiente, do consumismo, da tecnologia, da saúde, da comunicação e dos relacionamentos (sentido amplo) dos quais ele vivenciará, sobretudo, fiquei pensando como ele lidará com as frustrações, com as diferenças, com seus sonhos, com sua autoestima e autoimagem, enfim, como será a relação dele com ele mesmo e dessa forma, com o mundo que o rodeia?

Assim como eu, neste momento, convido você, leitor, a refletir, seja como educador/ educadora, seja como pai/ mãe ou ainda, como profissional da área de desenvolvimento humano (psicólogos, coaches, outros) sobre as seguintes questões:

-Como contribuir efetivamente para que os primeiros anos de vida de uma pessoa seja um período para firmar a autonomia, a autoconfiança e expandir competências emocionais, sociais e intelectuais?

-Como promover brincadeiras e diálogos estimulantes com as crianças de modo a não ferir o limite próprio da idade e ou de seu desenvolvimento cognitivo?

-Como oportunizar experiências às crianças que permitam construir uma autoimagem, uma autoestima, enfim, uma identidade de si positiva?

-Como aproveitar a fase infantil, de modo natural, a levar os “pequenos” a aprenderem sobre si mesmos (autoconsciência), sobre o que os faz se sentirem bem e como podem se sentir felizes por suas características próprias?

Em suma, como conduzir as crianças a evoluírem plenamente envolvendo tanto aspectos intelectuais quanto sociais e emocionais e dessa forma, se tornarem mais hábeis frente aos desafios da vida? Isso vai ao encontro do papel da FAMÍLIA e da ESCOLA no âmbito da educação, papéis esses que se complementam. Conforme cita Jean Piaget:

“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver [...]”.

Responder tais questões apresentadas, como pode supor, envolvem diretrizes, conceitos e práticas multi e interdisciplinares, como por exemplo, advindos da Psicologia, da Pedagogia, das Letras além de outras áreas do saber.

Entretanto, para este artigo, darei o enfoque pela ótica da Inteligência Emocional (IE) e do Coaching Infantil (Kids Coaching), já este, por sua vez, método agregador de alguns desses campos do saber defendido e aperfeiçoado pela Psicóloga, especialista em Neurociência aplicada a educação e Master Coach, Márcia Belmiro.  No que se refere a IE, destacaremos os estudos dos renomados psicólogos: Daniel Goleman, John Gottman e Hendrie Weisinger.

 A inteligência emocional provém de 4 componentes que quando enriquecidos pelos estímulos e experiências adequadas, permitem desenvolver habilidades, aptidões e competências específicas, servindo assim, como base para a IE. Os 4 componentes são:

  • A capacidade de perceber, avaliar corretamente uma emoção;
  • A capacidade de gerar ou ter acesso a sentimentos quando eles puderem facilitar sua compreensão de si mesmo ou de outrem;
  • A capacidade de compreender as emoções e o conhecimento derivado delas;
  • A capacidade de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.

De forma específica, segundo Daniel Goleman, inteligência emocional implica, de forma interdependente:

1 Competência pessoal: essas competências determinam como lidamos conosco:

-Autopercepção: conhecer os próprios estados interiores, preferências, recursos e intuições;

-Auto-regulação: lidar com os próprios estados interiores, impulsos e recursos;

-Motivação: tendências emocionais que guiam ou facilitam o alcance de objetivos.

2 Competência Social: essas competências determinam como lidamos com relacionamentos:

-Empatia: percepção dos sentimentos, necessidades e preocupações dos demais;

-Aptidões sociais: aptidão natural para induzir-nos outros as respostas desejáveis.

John Gottaman e Joan Declaire cujos trabalhos possuem o prefácio do Ph.D Daniel Goleman, ao mencionar a necessidade de preparar emocionalmente os pais (inclui os professores, educadores e demais profissionais) para assim, comunicarem e interagirem com as crianças de forma mais bem-sucedida no campo emocional, ressalta um processo de abordagem composto por 5 etapas

1-Reconhecer as emoções da criança;

2-Reconhecer na emoção uma oportunidade de intimidade e ou aprendizado;

3-Ouvir com empatia, legitimando os sentimentos da criança;

4-Ajudar a criança a encontrar as palavras para identificar a emoção que está sentindo;

5-Impor limites ao mesmo tempo em que exploram estratégias para a solução do problema em questão.

  O Coaching voltado para crianças, metodologia esta útil para educadores, pais e coaches como se propõe Márcia Belmiro, uni diversos desses conceitos e abordagens visando:

Pela perspectiva dos pais, educadores e profissionais da área:

  • Melhor relacionamento com suas crianças;
  • Mudança na percepção sobre a criança, seus potenciais e suas possibilidades;
  • Maior autoconfiança em suas habilidades de educadores;
  • Aumento de autoconhecimento;
  • Melhor entendimento dos seus sentimentos;
  • Técnicas práticas e facilmente aplicáveis para lidar com suas próprias emoções e para auxiliar seus filhos / alunos a lidar com as emoções.

Já pela perspectiva da criança, as principais vantagens são:

 

  • Geração de uma maior autoconfiança, automotivação e senso de conquista;
  • Melhor relacionamento com pais, irmãos e amigos;
  • Maior aceitação e tolerância no convívio com outros;
  • Desenvolvimento da inteligência emocional com seus reflexos nas interações sociais;
  • Desenvolvimento intelectual mais saudável;
  • Senso de pertencimento e merecimento;
  • Melhor entendimento sobre si mesmo e sobre seus sentimentos;
  • Algumas técnicas simples, porém eficazes, para lidar com as próprias emoções.

No endereço eletrônico correspondente é possível saber mais sobre esse belo trabalho voltado para as crianças: Kids Coaching.

De modo a incentivar uma grande mobilização pela educação infantil, compartilhe essa singela mensagem.

“[...] é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. [...], fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem ‘águias’ e não apenas ‘galinhas’”. (Paulo Freire)

Fonte: Administradores.com