Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Dicas para obter sucesso na entrevista por videoconferência

CFA

Dicas para obter sucesso na entrevista por videoconferência

Comments
por imprensa 07/10/2013 11h49
Os processos seletivos organizacionais e a tecnologia caminham cada vez mais juntos.

 

Os processos seletivos organizacionais e a tecnologia caminham cada vez mais juntos. Um claro exemplo do sucesso desta convergência são as entrevistas por videoconferência, uma tendência nos departamentos de RH das empresas e nas consultorias.

 

De acordo com uma pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, a utilização desse método aumentou 52% no Brasil nos últimos três anos. Os meios mais utilizados para este fim são o Skype, o Hangout e o Facebook.

Os principais pontos positivos na interação por videoconferência são a redução de custos frequentes destinados a transporte e hospedagem, a economia de tempo, e a maior integração entre os participantes proporcionada pela possibilidade de acompanhar a transmissão por meio de vários dispositivos móveis, como smartphones, notebooks e tablets.

“Estamos fazendo hoje um processo seletivo para um cargo financeiro onde temos que entregar 3 candidatos para a empresa. Já entrevistamos mais de 80 candidatos por vídeo para esta oportunidade, algo inimaginável se fosse no modo presencial”, explica a consultora de executivos da Luandre, Rosilene Zuza.

 

Dicas para o candidato

A entrevista em vídeo pode servir como forma de deixar o candidato mais descontraído e relaxado pelo fato do mesmo estar geralmente em casa. Porém, até por esse motivo, é importante estar atento para alguns pontos importantes:

 

Faça testes previamente

É importante verificar antes da entrevista se a câmera está funcionando corretamente, se a internet está com boa conexão, e se o programa que vai utilizar para a videoconferência roda perfeitamente no computador.

 

Cuidado com o login de acesso

Jamais use um nome de usuário relacionado a algum apelido ou tema polêmico. Caso não possua algo mais formal, crie um novo login com uma nomenclatura neutra e profissional.

 

Componha um ambiente agradável

O local no qual você está sendo entrevistado pode influenciar e dizer muito sobre você. Busque falar com o recrutador em um ambiente bem iluminado, limpo e, de preferência, com um fundo neutro e sem movimentação de pessoas.

 

Tenha uma boa apresentação

 Muitas vezes, por estar na própria casa, o candidato não capricha no visual. Apesar de estar em seu ambiente, é importante se apresentar como se estivesse em um processo seletivo em uma empresa. Cabelos penteados, maquiagem discreta e um traje que dê credibilidade são boas dicas.


Mantenha a concentração

Atitudes como conversar com outra pessoa no local onde está sendo entrevistado, atender ao telefone e navegar em outros sites durante a entrevista, são percebidas pelo recrutador e podem prejudicar bastante.

 

Fonte: Portal Carreira & Sucesso