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Mídias sociais na estratégia de marketing empresarial

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por imprensa 29/04/2016 09h34
Para trabalhar com redes sociais, é necessário planejamento e estratégia.

Assim como outros formatos, as mídias sociais não podem ser utilizadas sem critérios e planejamento por partes das empresas. Muitos diretores e donos de empresas desejam estar no Facebook, Twitter, Instagram para aumentar suas vendas, mas não planejam objetivos, conteúdo ou ações.

Quando uma empresa faz um anúncio para jornal, a ação passa por um planejamento para definir o melhor veículo para publicação, o perfil do público, a melhor forma de comunicar e após o desenvolvimento da peça em si considerando toda a análise anterior.  Se para um anúncio de jornal (ou de outra mídia “tradicional”) é feito todo este planejamento porque uma publicação nas mídias socais não teria a necessidade de todos este processo?

Muitas empresas consideram que por ser um espaço gratuito, as mídias sociais podem só receber “uma arte bonita” ou uma “notícia sobre o setor que atua” que terão sua imagem reforçada perante os clientes. Ainda acreditam que se algo sair errado é só deletar a publicação e fazê-la novamente, mas nessa hora o erro já pode ter sido visto por clientes (atuais ou futuros) e a marca pode ser arranhada pela falta de planejamento das ações.

O que fazer então para melhorar a atuação nas mídias sociais? Abaixo algumas dicas de como planejar as ações de modo geral. Lembrando que redes como o Facebook valorizam páginas que anunciam na plataforma – e isto pode entrar no planejamento específico do Facebook da empresa em algum momento.

Objetivos

Defina qual é o resultado que a empresa espera com a ação nas redes sociais. Esta definição ajudará na escolha do público-alvo, nas redes sociais que utilizarão e no tipo de conteúdo que será criado.

Público-alvo

Escolha o público-alvo conforme o objetivo traçado. O público-alvo definirá o tipo de conteúdo que será publicado e até mesmo quais as melhores redes sociais para serem utilizadas na estratégia.

Conteúdo

A timeline de qualquer rede sociais está repleta de conteúdo de nosso interesse ou não. Hoje seguimos tantas pessoas e páginas que é difícil se destacar com um anúncio de um produto. Neste momento que entra a criação de conteúdo. Quando o conteúdo é criado pensando no seu público-alvo, a chance de visualização, likes e compartilhamentos aumentam e, consequentemente, a imagem da marca é valorizada. Faça da sua empresa, uma fonte de informação qualificada sobre o seu setor. Se tornar referência faz com que a marca ganhe credibilidade. Outro fator é o tempo. Não adianta publicar uma vez por semana. Há vários infográficos que mostram os melhores horários para publicar em cada rede social. As publicações podem ser feitas diárias dentro de um destes horários. Também não pode-se publicar a todo momento, pois isto pode fazer com que os clientes queiram parar de receber atualizações ou parem de seguir o perfil/página pelo excesso de conteúdo. De forma geral, duas publicações diárias costumam ser bem aceitas pelos usuários.

Engajamento

Trabalhar com mídia social não é apenas publicar, mas também conversar. Muitos clientes e até mesmo possíveis parceiros entram em contato direto pelas redes sociais. Para tal, é imprescindível responder todos as mensagens e comentários destinadas para a empresa.  Quando algum conteúdo é compartilhado é possível ir até o perfil do cliente e agradecer ou curtir o compartilhamento, pois assim ele verá que a empresa valoriza este engajamento.

Concorrentes

Além de fazer sua própria estratégia, analisar os concorrentes é uma ótima forma de ter outras perspectivas de como trabalhar (ou não) com o público-alvo.

Resultados

Como falamos no início, fazer planejamento é essencial para o trabalho de mídias sociais, assim como para qualquer ação de marketing em outras mídias. Igualmente às outras ações, os resultados devem ser mensurados para saber a o trabalho está dando retorno satisfatório ou se a estratégia deve ser modificada para o próximo período. Muitas redes sociais já oferecem painel de administração para análise do trabalho e as que não oferecem é possível utilizar outras plataformas de gestão de redes sociais para analisá-las. O importante é ter conhecimento do trabalho realizado e como pode-se melhorá-lo para próximas campanhas.

Fonte: Administradores.com