Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / O Papel da Auditoria no Processo Logístico

CFA

O Papel da Auditoria no Processo Logístico

Comments
por imprensa 10/10/2016 09h21
A auditoria permite a realização de análises e diagnósticos mais sucintos na apuração de resultados.

A auditoria permite a realização de análises e diagnósticos mais sucintos na apuração de resultados. Pode ser definida como um conjunto de ações coordenadas aplicadas aos procedimentos internos nas organizações. Compreende todas as áreas da organização perpassando pelo setor contábil e financeiro, bem como nas áreas de produção e serviços em conformidade com as normas de regulação e controle, que ao final de cada processo o auditor emite seu parecer favorável ou não às normas de auditoria. Com o apoio das normas técnicas e das instruções normativas, o profissional auditor deverá se orientar na realização dos procedimentos operacionais, administrativos, financeiros, contábeis, com foco logístico no setor de distribuição e serviços. Com vistas à redução dos custos, o papel do auditor administrador é fundamental na execução dos processos operacionais, que se valendo de outras ferramentas auxiliares, tais como a, aplicação do (Ciclo PDCA) ferramenta utilizada pelas empresas no gerenciamento da melhoria contínua, que é composto de quatro etapas em seu processo de gerenciamento. Valendo-se do diagrama de causa e feito elaborar um plano de ação, sendo a primeira etapa conhecida como PLAN = planejar, nesta deve-se identificar os problemas, reconhecer o grau de importância e analisar as causas e efeitos, assim como analisar os riscos x prejuízos, buscando diagnosticar a raiz do problema. Colocar em prática as outras etapas do gerenciamento do processo, DO = etapa executar as ações planejadas conforme o plano de ação, depois CHECK =etapa verificar se as ações planejadas solucionaram os problemas apresentado, e posterior à etapa ACT = concluir, fase que será necessária apresentação de um relatório sucinto com a conclusão das análises realizadas durante o processo com vistas à solução dos problemas apresentados.

Método de fácil entendimento, contribuindo para um processo eficaz e eficiente cabendo ao auditor administrador adotar normas e procedimentos de auditoria, consubstanciada na legislação aplicada para o desempenho da atividade adotando as ferramentas disponíveis ao administrador.

Com a ferramenta do PDCA, o profissional poderá em tempo analisar e rever os atos e fatos operacionais administrativos da cadeia produtiva. Adotando esses conhecimentos e outros relevantes a matéria na gestão de melhores processos contribuindo para a qualidade e melhor gestão tanto nos setores públicos quanto nos setores privados, e em outros da economia. Os auditores administradores usarão a logística no desenvolvimento de seus processos, principalmente no setor de serviços uma vez que a demanda nestas áreas exige do auditor administrador conhecimentos das normas e especificação das legislações pertinentes a cada processo auditado. Neste contínuo processo de produção e serviços poderão surgir novos modelos operacionais de gestão que serão revistos e analisados pelo auditor administrador na prática das normas de auditoria e seus métodos gerenciais. O papel da auditoria do administrador no processo logístico pode impactar na qualidade dos métodos de controle em busca da qualidade e equalizar o fluxo financeiro da empresa.

CRA-MG