Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / O Valor da Administração

CFA

O Valor da Administração

Comments
por imprensa 09/09/2015 10h57
Nesse momento de comemorações excepcionais, aproveitamos para sinalizar a indispensabilidade da Administração na construção de uma sociedade justa e democrática.

 

Enquanto o Sistema CFA/CRAs regozija seu cinquentenário, a realidade cotidiana nos aponta urgência na inserção da Administração profissional nos mais variados nichos do país.

Há algum tempo, adotamos o bordão: “Administrar é para profissionais de Administração”. Essa frase solta, para alguém que não concebe a essência do termo, apresenta-se dicotomicamente óbvia e vazia. Contudo, o significado que a minimalista oração embute nas suas poucas palavras, abarca um horizonte a perder de vista.

Todos os campos em que o ser humano atua são passíveis, quando não vitalmente dependentes, de Administração. Tempo, vida pessoal, vida profissional, residência, tudo pode ser otimizado com uma gestão consciente. E cada cidadão faz sua vez de gestor na própria vida, ainda que guiado pela necessidade e experimentalismo.

Já reparou a dificuldade que é gerenciar tarefas pessoais? Algumas pessoas simplesmente não conseguem administrar o tempo; outras, as finanças; tantas mais, atividades profissionais; etc. Mas, essa situação é natural, afinal, a parcela da população conhecedora e capacitada a aplicar a Ciência da Administração é pequena.

É desse pequeno grupo de pessoas – relativamente considerando –, Administradores e Tecnólogos em Administração que atuam sob a égide do Sistema CFA/CRAs, que a comunidade brasileira precisa. Profissionais que demandaram tempo das suas vidas para aprender e aplicar catedraticamente as teorias, técnicas e conceitos da Administração.

Se um lar precisa ser bem administrado, e isso já é trabalhoso, o que dizer de uma empresa, um município ou, em última instância, do Brasil? Mais complexos e detalhados, esses ambientes exigem gestão profissional e responsável para progredirem. Infelizmente, algumas pessoas ainda não acordaram para essa realidade. Vide o número de empresas que abrem falência nos seus primeiros anos, ou contas absurdamente violadas das prefeituras, ou ainda, mais escandalosos e inaceitáveis, os casos de corrupção amargados pelo país.

No dia 9 de setembro, dia do Administrador no Brasil e do cinquentenário do Sistema CFA/CRAs, convido-os a uma reflexão: Quais mudanças a Administração Profissional pode infligir ao país? Tenho certeza que entenderá a indispensabilidade do profissional de Administração na sociedade e, se já entende, a ratificará com firmeza.

É por você que a Administração trabalha em busca da excelência. Valorizar o profissional de Administração é promover o desenvolvimento saudável da sociedade.

 

Adm. Sebastião Luiz de Mello

Presidente do Conselho Federal de Administração