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Ouvidoria do CFA

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por imprensa 22/12/2015 15h42
Veja o balanço de atendimentos realizados em 2015

 

Pensando em otimizar o atendimento aos profissionais de Administração, o Conselho Federal de Administração (CFA) criou, em 2013, a Ouvidoria. O serviço é um canal direto de comunicação entre os cidadãos, especialmente as pessoas físicas e jurídicas registradas nos CRAs, e o Sistema CFA/CRAs para reclamações, sugestões, consultas e elogios sobre o funcionamento dos CRAs e CFA. 

Em 2015, a Ouvidoria do CFA recebeu 360 manifestações dos Administradores, Estudantes e os demais usuários que utilizam os serviços da Instituição. O perfil das manifestações é registrado diretamente no Sistema criado para registrar as reclamações, denúncias, sugestões, consultas e elogios. Segundo o Conselheiro Federal e Ouvidor do CFA, Adm. Paulo Cesar de Pereira Durand, essas manifestações, independente de sua natureza, sempre carregam sinais de alerta, desafios e muitas reflexões. “Nosso papel foi procurar transformar essa pauta em possibilidades de aperfeiçoamento institucional, tanto técnico como ético. É bem verdade que algumas reclamações e denúncias são improcedentes, mas a sua grande maioria toca em problemas que ainda persistem, como o descuido no atendimento, a falta de transparência em algumas decisões e a ineficiência na comunicação”, disse. 

Das manifestações recebidas, 67,03% foram encerradas – 31,68% a mais se comparado com o ano anterior. Além disso, 31,34%  das demandas estão em andamento e 1,63% estão em aberto. Para Paulo Durand, os dados geram um resultado mais que positivo em 2015. 

Metodologia – O CFA recebe e protocola todas as manifestações recebidas. A Ouvidoria vai, então, analisar o conteúdo dessas manifestações e encaminhar aos CRAs ou às Unidades Organizacionais do CFA, solicitando-lhes a adequada orientação para as respostas que, a seguir, são direcionadas, via Ouvidoria, aos demandantes. 

Nesse processo, em 2015 Durand afirma que a Ouvidoria enfrentou alguns desafios. Ele explica que a Ouvidoria ainda não tem estrutura suficiente e adequada para acompanhar o crescimento que vem tendo desde o seu lançamento. Para ele, é preciso fazer atualizações no Sistema. “Entendemos que se implantarmos um novo programa para o Sistema que contempla todas as informações e detalhes, com certeza teremos condições amplas de detectar com mais propriedade os problemas, para que possamos apresentar sugestões e propostas para melhoria do Sistema”, sugeriu o Ouvidor do CFA. 

Saiba mais – Quem quiser entrar em contato com a Ouvidoria do CFA pode encaminhar suas solicitações por formulário eletrônico específico, pessoalmente ou por telefone e e-mail. A Ouvidoria está instalada na sede do CFA, em Brasília-DF, e o horário de atendimento ao público é de segunda a sexta- feira, nos turnos matutino (8h30 às 12h) e vespertino (13h30 às 18h). O telefone da Ouvidoria é 0800-647-4769.