Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Pesquisa revelará perfil do profissional de Administração

CFA

Pesquisa revelará perfil do profissional de Administração

Comments
por imprensa 21/08/2015 13h52
Levantamento promovido pelo CFA vai traçar um raio-x da profissão.

 

Analisar cenários e identificar tendências para a profissão do Administrador no país. Esses são os objetivos da “Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2015”. A pesquisa, realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), está em sua sexta edição. O trabalho ficará a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA). 

Por meio da pesquisa, será feito diagnóstico da situação existente. As fases qualitativas da pesquisa já aconteceram. Nesta etapa, foram realizadas entrevistas em profundidade, aplicadas aos líderes de empresas inseridos e atualizados quanto a realidade do mercado de trabalho. “Nesta fase identificamos o perfil das organizações – características como o tipo de profissional mais requisitado pelos empregadores –, as tendências e perspectivas, enfim, o panorama geral do mercado para os profissionais de Administração”, explica o Diretor de Formação Profissional do CFA e Coordenador da Pesquisa, Adm. Mauro Kreuz. 

Agora o estudo segue para sua segunda etapa, a quantitativa. Nesta fase, a participação massiva dos profissionais de Administração é indispensável para o resultado final da pesquisa: o retrato fidedigno da realidade dos profissionais. Em breve, o questionário estará disponível no portal do CFA (www.cfa.org.br) que vai traçar o perfil contemporâneo desses profissionais. 

“A pesquisa vai atender os Administradores e Tecnólogos em Determinadas Áreas da Administração. Além disso, vai buscar informações sobre o ensino da Administração, vai antecipar tendências, entre outros”, disse o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello, lembrando que a participação de todos é muito importante. “Todos ganham ao responder a pesquisa, pois ela vai traçar um raio X da profissão, além de aprimorar  dados com relação ao perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do Administrador”, ressaltou. 

O questionário da pesquisa estará disponível até o dia o final da primeira quinzena de setembro. Após isso, os dados serão analisados e o resultado final da pesquisa está previsto para ser divulgado em setembro, mês do Jubileu de Ouro da Administração. 

Outras edições - A última edição da pesquisa foi realizada em 2011. Naquele ano, o trabalho identificou que o profissional de Administração, em sua maioria, é do sexo masculino, jovem, com renda mensal entre 3,1 a 10 salários mínimos, empregados de empresas de grande porte do setor privado. Naquele ano, a pesquisa ouviu mais de 21.110 pessoas em todo o país entre Administradores, professores e coordenadores do curso de Administração e empresários. Apesar de o levantamento apontar que a maioria – 65% - é formada por homens, a pesquisa revelou que participação feminina é crescente na profissão, tendo elas atingido 35% de participação em 2011.

 Clique aqui e participe da Pesquisa.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA