Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública já tem vencedores

CFA

Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública já tem vencedores

Comments
por imprensa 12/12/2014 16h48
Dessa vez o prêmio foi para os indicados de Santa Catarina e Minas Gerais

 

O Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública 2014 já tem os seus vencedores. Após se reunir para discutir os trabalhos inscritos nas categorias “Pesquisador Guerreiro Ramos” e “Gestor Público”, o Comitê de Julgamento do Prêmio definiu os ganhadores. O resultado foi divulgado na ultima reunião plenária do ano, na sede do Conselho Federal de Administração (CFA).

O Comitê Julgador, que é formado pelos Conselheiros Federais Adm. Sergio Pereira Lobo, Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior, Adm. Ione Macedo de Medeiros Salem, além dos Professores Dr. José Arimatés e Dr. Fernando Coelho, destacou a boa qualidade dos artigos inscritos.

Na modalidade “Pesquisador Guerreiro Ramos”, o prêmio foi para dupla Fabiana Besen Santos e Maurício Serva com o trabalho “Fenonomias na formação de uma nova economia na direção do desenvolvimento territorial sustentável”, indicado pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC).

O trabalho vencedor faz um estudo das atividades não valorizadas pelo mercado e que podem representar escolhas de pessoas que buscam a realização e satisfação profissional. Para tanto, os autores fizeram um estudo de campo com fenonomias de Santa Catarina, onde se empregou métodos qualitativos de análise. Destacam-se, ainda, as obras de Guerreiro Ramos utilizadas e que serviram de referencial teórico para chegar a conclusão de que, segundo os autores, as fenonomias contribuem na construção de uma economia plural, abrindo possibilidade para novas realidades econômicas.

Já na modalidade “Gestor Público” o premiado foi o ex-prefeito do município de Nazareno-MG, Adm. José Heitor Guimarães de Carvalho, indicado do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG). José Heitor é mineiro, da cidade de São João Del Rei, mas foi criado em Nazareno.

Administrador graduado pela Universidade Federal de São João Del Rei e pós-graduado em Administração Financeira, ainda muito jovem Heitor desenvolveu interesse pela política. Em Nazareno, foi eleito para cargos eletivos de vereador aos 25 anos. Anos mais tarde, tornou-se vice-prefeito daquela cidade.

Quando assumiu a prefeitura de Nazareno, José Heitor se deparou com graves problemas financeiros. Para se ter ideia do tamanho do rombo, na sua posse não havia luz em razão dos atrasos na conta de energia elétrica deixados pela gestão anterior. Decidido a reverter tal situação, José Heitor mostrou-se eficiente e polivalente pautando sua gestão na regular aplicação das técnicas e princípios da administração geral. Foi assim que ele, ao final de sua gestão, no ano de 2012, entregou a prefeitura: com projetos executados e com um caixa acima de R$ 2 milhões.

Criado em 2010, o Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública tem a finalidade de divulgar e valorizar os estudos e ações de gestores públicos, bem como de estudantes e professores que pesquisam e estudam a obra de Alberto Guerreiro Ramos. Por meio do Prêmio Guerreiro Ramos, o CFA pretende resgatar e valorizar este saber construído no pensamento crítico em conexão com a realidade social.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Imprensa CFA