Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Rede Simples

CFA

Rede Simples

Comments
por imprensa 09/12/2015 17h48
Sistema lançado hoje (9/12) beneficiará milhares de empreendedores, entre eles os Administradores

 

Um sistema que integra União, estados e municípios promete facilitar a vida dos novos empreendedores. A REDESIMPLES será um processo único e simplificado para que a abertura de empresas no Brasil aconteça em até cinco dias. A medida o que facilitará ajudará muitos profissionais entre eles os  profissionais de Administração que pretendem abrir e/ou fechar um negócio, diminuindo a burocracia e o tempo gasto para isso.

O novo sistema foi oficializado hoje, 9 de dezembro, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e do ministro da secretaria de Governo, Ricardo Berzoini. O Conselho Federal de Administração (CFA) esteve presente no evento.

A nova plataforma será operacionalizada por meio de um sistema nacional informatizado, o Registro e Licenciamento de Empresas (RLE). Os empresários terão um sistema de entrada de dados único que permitirá abrir empresas, alterar cadastro, obter licenças de funcionamento e dar baixa de empresas. Isso tudo poderá ser feito online, caso o empreendedor possua um certificado digital.

Segundo o Sebrae, os negócios considerados de baixo risco, 90% do total hoje, poderão ser abertos em até cinco dias. Atualmente, a média de abertura de empresas é de 83 dias. A ideia da REDESIMPLES é diminuir a burocracia e aumentar a competitividade das empresas brasileiras. “É apenas um primeiro passo para conseguirmos criar um país menos burocrático para todos”, diz Afif.

A ferramenta já está disponível para empreendedores do Distrito Federal, através do Portal Empresa Simples. O CFA fica feliz com a iniciativa, já que a ferramenta vem para desburocratizar a abertura e o fechamento de empresas, beneficiando a vida de muitos Administradores que tem o próprio negócio.

A autarquia já é parceira da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da Republica (SMPE-PR) e, neste ano, por meio do Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs), capacitou centenas de Administradores para atuarem nas MPEs. Eles foram habilitados com metodologias que permitirão realizar diagnósticos, identificar problemas e encaminhar soluções em MPEs. Ao proporcionar essa capacitação aos Administradores, o Sistema CFA/CRAs pretende alavancar a inserção dos profissionais no amplo mercado de trabalho das MPEs, com o objetivo de aprimorar o processo de gestão deste importante segmento da economia nacional.

 

Fonte: Redação da Revista PEGN com adaptações da Assessoria de Comunicação do CFA

Foto: Divulgação / Sebrae / Charles Damasceno