Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Tenho um colega de trabalho mal-humorado. Como lidar?

CFA

Tenho um colega de trabalho mal-humorado. Como lidar?

Comments
por imprensa 02/12/2013 14h07
Eles estão em todos os lugares, reclamam de tudo e todos, qualquer coisa é motivo de incomodo e irritação

 

Eles estão em todos os lugares, os mal-humorados parecem nunca sorrir, reclamam de tudo e todos, qualquer coisa é motivo de incomodo e irritação – e eles fazem questão de expor isso, com seu mantra: “O mundo seria muito melhor se todos apenas fizessem seu trabalho, e não me incomodassem com os seus problemas”.


É fácil identificar ‘o rabugento’ da equipe, suas principais características são:

Não cumprimenta, não faz contato visual e sequer esboça um sorriso ao falar, além disso, usa expressões irritadiças quando vê alguém se aproximando (sim, pode ser qualquer pessoa);

Manda emails curtos e grossos – sutilezas não são do seu feitio, nunca;

Quando é designado a realizar alguma atividade, geralmente responde com irritação extrema e parece que toma como afronta pessoal.

 

Por que os mal-humorados são mal vistos

Ironicamente, o rabugento não gosta de ser visto como o chato da turma. Normalmente, ele é tratado pelos demais com ressalva, afinal ninguém quer “levar uma patada”, com receio de mais negatividade. “Até o gestor sente dificuldade em acompanhar a carreira do profissional que tem esse comportamento. Ele pode, inclusive, não ser promovido, já que é difícil dar um feedback sobre seu trabalho, pois é pouco flexível e dificilmente mudará de atitude”, explica o consultor de RH da Lellis Consultoria, David Silveira.

Para o consultor, o custo de ter um colaborador mal-humorado no time é alto, mesmo que ele faça um bom trabalho. Camaradagem e colaboração são fundamentais para o trabalho em equipe, e ninguém quer trabalhar com alguém que nunca está disposto a ouvir, o que resulta em mais trabalho para todo mundo.

 

Como lidar com o colega mal-humorado

Segundo a psicóloga comportamental Rani Pacheco, os rabugentos são pessoas que querem mais do que qualquer outra coisa serem reconhecidos e respeitados sendo quem eles são. No entanto, eles têm receio em confiar nos outros, não suportam expor vulnerabilidade e, consequentemente, adoram ter controle emocional. Como resultado, eles usam sua personalidade “mal-humorada” para manter os demais à distância, e ter controle sobre seu trabalho e seu espaço.

Então, ao invés de ignorar um colega de trabalho mal-humorado ou tornar-se impaciente com ele, por que não tentar ajudá-lo a ter um dia mais feliz?

Aqui estão algumas dicas da psicóloga Rani sobre como conviver com um colega rabugento:

 

Não fique na defensiva

Respeitei-o e tenha certeza de que ele te respeita também. Ele não é o que parece ser o tempo todo, tenha isso em mente. Algumas pessoas têm problemas com a vida, que são refletidos em seu temperamento, e quanto mais você entender, melhor lidará com isso.

 

Estabeleça os limites corretos

Crie limites saudáveis sempre que você tenha que trabalhar com ele. Não seja injusto apenas por causa do seu mau humor.

 

Não faça fofoca

Seu colega de trabalho pode ser uma pessoa muito difícil de lidar, mesmo assim, não faça fofoca sobre ele. Você só vai trazer mais negatividade para o ambiente de trabalho. Além disso, às vezes esse colega pode já estar sabendo que é motivo de fofoca e por isso continua amargo com todo mundo.

 

Seja paciente

Certifique-se de que você não reaja de forma hostil quando se aproxima dessa pessoa. Veja se ela também não se incomoda com essa aproximação.

Pergunte se você pode ser de grande ajuda

Tente falar sobre o comportamento com a pessoa e ofereça ajuda. Se ela não quiser, não insista, permaneça aberto caso surgir um interesse futuro.

 

Fonte: Portal Carreira & Sucesso

.