Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Vídeos do XIV FIA já estão disponíveis

CFA

Vídeos do XIV FIA já estão disponíveis

Comments
por imprensa 15/06/2015 11h03
Evento aconteceu no Vivo Rio e no MAM, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de maio

 

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e os CRAs do Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, realizou, de 18 a 20 de maio, o XIV Fórum Internacional de Administração (FIA). O evento reuniu, no Vivo Rio e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, cerca de três mil pessoas por dia, entre profissionais e estudantes de Administração, além de conferencistas e autoridades. Os vídeos do evento já estão disponíveis no CFATV e na WebTV CRA-RJ.

A abertura do evento foi bastante prestigiada. Estavam presentes o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira; o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello; o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Dorneles; o Deputado Federal Simão Sessim que, na ocasião, representou o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha; a presidente da Organização Latino-americana de Administração (OLA), Ana Marta Moreno; o presidente do CRA-PR, Adm. Gilberto Griebeler; o presidente do CRA-RS, Adm. Valter Lemos; a presidente do CRA-DF, Adm. Mônica Cova Gama; e o presidente do CRA-MG, Adm. Afonso Victor Vianna de Andrade.

Para Ana Moreno, eventos como o XIV FIA promovem a profissão e a união dos administradores latino-americanos. “Vamos seguir exercendo com muito compromisso essa nossa profissão”, defendeu a presidente da OLA. Já para o vice-governador do Rio, o aperfeiçoamento da administração deve ser meta primordial de todos os governos. Francisco chamou a atenção para o fato de que muitas deficiências encontradas no Estado - como na saúde, por exemplo - são causadas mais pela falta de administradores em postos chaves do que pela ausência de recursos. “Faço votos de que, mais do que nunca, o país precisa de administradores”, conclamou.

O Jubileu de Ouro foi destacado na fala do presidente do CFA. Sebastião Mello ressaltou que o tema do XIV FIA – “50 anos de transformação e o futuro da Administração” – visa justamente repensar e refletir sobre o futuro da profissão. “Sim, que nesse Jubileu de Ouro façamos uma reflexão primorosa do que já aconteceu, do quanto a profissão evoluiu e as conquistas já alcançadas pelo Sistema CFA/CRAs”, disse. Ao final, Sebastião Mello fez um chamado especial: “Que venha os próximos 50 anos! Vamos construir juntos, o futuro da Administração. Afinal, um país bem administrado é melhor para todos nós”, finalizou.

Um dos pontos altos da cerimônia de abertura do XIV FIA foi a apresentação da Orquestra Sinfônica Villa Lobos e as Crianças quem além do Hino Nacional Brasileiro, tocou de Chiquinha Gonzaga e o clássico “Samba do Avião”, de Tom Jobim. A Orquestra é fruto do projeto de formação e profissionalização musical, vinculado ao Museu Villa-Lobos e com direção de Turíbio Santos.

Programação diversificada

O XIV FIA trouxe uma rica programação. Com o tema “50 anos de transformação e o futuro da Administração”, o evento ofereceu ao público palestras com renomados conferencistas como o filósofo colombiano Bernardo Toro, os pesquisadores franceses Pierre Lévy e Sebastien Charles, o historiador brasileiro Leandro Karnal, o cientista Silvio Meira e o consultor José Pastore.

Os assuntos tratados no XIV FIA 2015 foram: Como administrar as complexidades de 2015; Governança e liderança na organização moderna; Os compromissos da Administração com a gestão da sustentabilidade; Novos modelos de gestão; Pessoas e organizações: outro contrato social?; A crise na educação: um problema institucional?; Estratégia com tecnologia e inovação; Valores éticos na organização; O que a sociedade espera de suas instituições; E os próximos 50 anos?; Ensino: a qualidade necessária; O Administrador 50 anos depois: identidade e protagonismo; e Obsolescências e revitalizações nas instituições públicas.

1ª Corrida do Administrador e Professor

Centenas de corredores marcaram presença na I Corrida do Administrador e Professor. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), em parceria com a Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI), foi realizado, na manhã do dia 17 de maio, no Rio de Janeiro, abrindo oficialmente a programação do XIV Fórum Internacional de Administração (FIA).

O CRA-RJ foi o primeiro Regional a realizar a Corrida do Administrador, evento que faz parte do Jubileu de Ouro da Administração e previsto para acontecer em outras cidades brasileiras ao longo deste ano. De acordo com o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira gestão e esporte tem tudo a ver. “O evento serve não só para celebrar o cinquentenário da profissão, mas também promover a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis”, disse.

Encerramento emocionante

Após três dias de intenso de trabalho, o XIV FIA foi encerrado com muita emoção. Participaram do encerramento o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira; pelo presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello; pelo presidente do CRA-PR, Adm. Gilberto Griebeler; pelo presidente do CRA-RS, Adm. Valter Lemos; pela presidente do CRA-DF, Adm. Mônica Cova Gama; e pela Conselheira Federal, Adm. Sonia Ferraz que, na ocasião, representou o presidente do CRA-MG, Adm. Afonso Victor Vianna de Andrade.

“A razão me diz, nesse momento, que devo fazer um pronunciamento racional, mas é impossível não deixar o coração falar nesse momento”, disse Wagner, emocionado. “Raramente reunimos pessoas de várias nacionalidades em uma única causa. Delegações de todos os estado brasileiros e dos CRAs de todo Brasil, saudação a conselheiros federais, o futuro da profissão está aqui com a presença massiva de estudantes de administração”, afirmou, finalizando que “é preciso combater o bom combate”.

Após a solenidade de encerramento, a bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel se apresentou, animando o público. O XIV FIA foi transmitido pelos canais de comunicação CFA: CFATVRádio ADM. Os vídeos das palestras estão disponíveis no canal do CFATV no Youtube.