Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / CFA / Você se conhece de verdade?

CFA

Você se conhece de verdade?

Comments
por imprensa 12/08/2015 14h47
Autoconhecimento é a principal exigência de empregadores em entrevistas de emprego

As perguntas que aterrorizam e tiram as noites de sono dos candidatos a qualquer emprego são: "quais são seus pontos positivos?"; "você poderia falar um pouco mais sobre você?"; e, principalmente, "quais são seus pontos negativos?". Alguém sabe o que o examinador quer ouvir como resposta?

Todos já passaram por essa experiência de não saber o que falar, ou soltar um dos tão famosos clichês, como "ser perfeccionista" ou "muito organizado". Quando, na realidade, o que os empregadores procuram é alguém que tenha autoconhecimento.

Para Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Carreers, atuante em São Paulo, a honestidade é o primeiro passo ao responder tal indagação. Entretanto, para ser honesto o candidato precisa conhecer a fundo seus defeitos, por isso estudá-los e discuti-los com colegas ou chefes pode ajudar muito nesse feedback.

Não adianta, no entanto, mencionar fraquezas que não se aplicam à carreira ou emprego almejado. É preciso, sempre, se ater ao contexto em que está inserido, nesse caso a empresa. Outra dica de Madalena é que o interessado tenha soluções para esses defeitos, ou já esteja efetuando algo para sanar essas falhas.

A saída é ser sincero, pois, se estiver mentido, ao pedir referências aos seus antigos empregadores, vão descobrir e então suas chances para o cargo pode estar perdida. Com essas dicas não tem como falhar, na próxima entrevista aplique-as e verá o resultado positivo.

 

Fonte: administradores.com.br