Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Balanço das Eleições do Sistema CFA/CRAs

CFA

[ CFA ] Balanço das Eleições do Sistema CFA/CRAs

Comments
por imprensa 19/11/2014 13h56

CFA faz uma análise do processo eleitoral realizado em 15 de outubro e vê grandes avanços no processo democrático do Sistema 

As Eleições do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs), realizadas em 15 de outubro de 2014, bateram recorde de votação. O pleito é realizado pela internet desde 2008 em todo o país e, desde então, tem sido referência para diversos órgãos que desejam implementar votações on line. 

Esta eleição contou com a participação de 59.769 eleitores, um salto de 37,86% em relação a primeira eleição on line, realizada em 2008. De acordo com o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello, os números crescem a cada eleição. “Isso mostra que estamos conseguindo atrair e sensibilizar a participação de mais profissionais de Administração, fortalecendo o processo democrático”, diz. 

O Conselheiro Federal e coordenador da Comissão Permanente Eleitoral do CFA, Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior, lembra que nos Estados de Alagoas e da Bahia, as eleições acontecerão no dia 24 de novembro. “Após o pleito nesses Estados, com certeza ultrapassaremos a margem de mais de 60 mil votantes”, afirma. 

Apesar do aumento no número de votantes, o presidente do CFA defende que a participação dos profissionais de Administração precisa ser mais significativa. Para isso, o CFA, por meio da Comissão Permanente Eleitoral, realiza uma série de procedimentos para que as eleições on line aconteçam da maneira mais segura possível. “Antes de instalar o sistema, fazemos vários testes para ter certeza que o processo acontecerá de forma confiável e tranquila. Inclusive, a qualidade e a confiabilidade do sistema de votação online são atestadas pelo Tribunal Superior Eleitoral”, esclarece Sebastião Mello. 

A divulgação é outra ação importante para sensibilizar os profissionais de Administração com relação ao processo eleitoral do Sistema CFA/CRAs. Na Eleição deste ano, o CFA enviou mais de 1 milhão de e-mails marketing, além de produzir matérias e reportagens para o site, a revista RBA, a Rádio ADM e outros veículos de comunicação da autarquia. Foi realizada, ainda, ampla divulgação na imprensa. 

O presidente do CFA destaca o papel dos CRAs nessa divulgação. “O regulamento das Eleições diz, inclusive, que cabe ao Regional dar ampla divulgação de todos os assuntos pertinente ao processo eleitoral. Para auxiliá-los, o CFA produziu e disponibilizou peças publicitárias e textos de divulgação”, pontua. 

Os profissionais de Administração registrados e aptos a votar receberam, ainda, correspondências com as senhas de votação. O material foi enviado por SMS, e-mail e Correios para os endereços constantes nos cadastros enviados pelos CRAs ao CFA.  “Por isso reforçamos, a todo tempo, a necessidade do profissional de Administração manter seus dados cadastrais atualizados, principalmente endereço e e-mail”, afirma Samuel, lembrando que o CFA também disponibilizou uma linha 0800 para esclarecer dúvidas dos eleitores. “Todas as demandas recebidas por telefone e/ou e-mail foram atendidas”, conta. 

Para tornar o processo de atualização desses dados mais célere, o CFA está implementando o Sistema Integrado de Gestão (SIG) que vai padronizar os registros dos Administradores e Tecnólogos de todo o Sistema CFA/CRAs. “Por meio dele será possível acessar informações e atualizar dados cadastrais, permitindo que o trabalho de consulta e fiscalização seja otimizado”, defende o presidente do CFA, Adm. Sebastião Mello. 

Auditoria externa - As Eleições do Sistema CFA/CRAs acontecem a cada dois anos. As votações acontecem por meio da internet e para garantir a segurança, o sistema passa por uma auditoria externa. O objetivo do trabalho é detectar e alertar quando acontecerem eventos classificados como fraudulentos, maliciosos ou suspeitos dentro das regras de negócio de geração e envio de senhas do cadastro de eleitores. 

Segundo o laudo da auditoria deste ano, realizada pela Securiy Labs Research Inteligence, as eleições virtuais do Sistema CFA/CRAs oferece todas as garantias de segurança para a emissão de senhas e envio de correspondências para eleitores do processo eleitoral de 2014, oferecendo todas as garantias quanto ao sigilo, segurança e confiabilidade que o processo eleitoral requer. 

Os novos Conselheiros Federais e Regionais tomam posse em janeiro de 2015. O resultado completo das eleições do Sistema CFA/CRAs está disponível no site www.votaadministrador.org.br. 

Eleições em outros Estados - Nos Conselhos Regionais de Administração de Alagoas, Bahia e Paraná (CRA-AL / CRA-BA / CRA-PR), as Eleições serão realizadas no próximo dia 24 de novembro. As eleições também acontecerão on line por meio do site www.votacra.org.br. 

O Conselho Federal de Administração (CFA) já começou a enviar, por e-mail e por correspondência via Correios, as senhas de votação das Eleições do Sistema CFA/CRAs. As senhas são individuais e, ao recebê-la, o eleitor deverá alterar sua senha no site www.votacra.org.br, visando oferecer mais segurança e transparência no processo eleitoral do Sistema CFA/CRAs.

Assessoria de Imprensa CFA