Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] CFA faz entrega do Prêmio Honra ao Mérito em Administração

CFA

[ CFA ] CFA faz entrega do Prêmio Honra ao Mérito em Administração

Comments
por imprensa 12/12/2014 14h57

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou hoje, 12 de dezembro, a entrega do Prêmio Honra ao Mérito em Administração 2014 para os familiares do agraciado na categoria Post-mortem, Adm. Agnello Alves Portugal. O homenageado foi indicado pelo Conselheiro Federal, Adm. Rui Ribeiro de Araújo e referendado pelo Plenário do CFA. 

A solenidade teve início com as boas vindas do coordenador da Comissão Especial de Honrarias (CEH), Adm. Hércules da Silva Falcão. Ele mostrou-se honrado em fazer parte da Comissão, que é composta também pelos Conselheiros Federais Adm. Aldemira Assis Drago e Adm. Dionízio Rodrigues Neves. “O administrador Agnelo contribuiu muito para a profissão. Se hoje temos uma profissão reconhecida por esse Brasil, agradecemos muito aqueles pioneiros que participaram dessa missão. Por isso, nada melhor do que reconhecer esse trabalho por meio do Prêmio”, afirmou. 

Em seguida, Conselheiro Rui Ribeiro relembrou o tempo que conviveu com o homenageado. Antes de conhecê-lo, era oposição. Entretanto, em pouco tempo tornaram-se parceiros na luta pela valorização da Administração. Além disso, ele lembrou que Agnelo atuou junto de outros memoráveis administradores como Guilherme Quintanilha e Belmiro Siqueira, este último eleito o Patrono da Administração. “As pessoas só morrem verdadeiramente quando a gente as esquece, mas Agnelo estará sempre conosco”, disse, emocionado, o Adm. Rui Ribeiro. 

Para o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello, a homenagem é “meritória, pois passou pelo crivo e consentimento de colegas honrados e não poderia ser o contrário. A nossa galeria de homenageados está mais rica com a entrada do saudoso Agnelo”. 

A homenagem foi recebida pela esposa do Adm. Agnelo, a também administradora, Maria de Lurdes. Emocionada, ela disse que segurou as lágrimas e lembrou o tempo em que o marido lutava pela valorização da Administração. “Eu achava bonito aquele esforço dele de cumprir com todas aquelas obrigações que ele tinha no Conselho Regional e Federal. Ele era muito dedicado. Às vezes ele ia para o Regional até aos sábados”, contou Lurdes. Em meio à emoção, ela agradeceu a homenagem dedicada ao esposo e finalizou falou, com entusiasmo, da época que fazia boca de urna pra o Adm. Agnelo. “A gente ia para a rua e falava para as pessoas ‘melhore o seu Conselho’, ‘porque sem administração não existe nada’. A gente sempre tinha uma frase de retórica para falar e era muito bom”, afirmou. 

Agnello Alves nasceu em Anagé, no sertão da Bahia. Graduou-se em administração pela Universidade de Brasília em 1968. Trabalhou no governo do Distrito federal e lecionou Teoria Geral da Administração na UPIS, na capital federal. Foi um entusiasmado defensor da profissão de administrador, atuando na esfera local e nacional pelo reconhecimento da categoria. O entusiasmo era tanto que contagiava a família inteira, que sempre ajudava no que podia nas atividades. No Sistema CFA/CRAs foi presidente do CRA-DF, assessor parlamentar do CFA, integrante de mesas eleitorais do CFA em diversos exercícios e ministro do tribunal superior de ética dos profissionais de Administração. 

Sobre o Prêmio Honra ao Mérito em Administração - Criado em 2001 o Prêmio Honra ao Mérito em Administração está em sua 14º edição. A iniciativa do CFA e tem o objetivo de homenagear pessoas que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento técnico-científico da Ciência da Administração, na defesa do profissional e da profissão de Administrador ou realizado relevantes serviços e trabalhos no campo da Administração.

 

Os candidatos são indicados pelos CRAs, que encaminham suas indicações ao CFA, ou pelo próprio Conselho Federal. A homenagem pode, ainda, ser conferida post mortem a Administradores, a critério da Comissão Especial de Honrarias e do CFA.

 

Os comtemplados da edição 2014 foram:

 

Categoria

Subcategoria

Contemplado

 

Contribuição Profissional

Administrador

Sérgio Campos Pereira

 

Jovem Administrador

Arapuan Medeiros de Motta Netto

Contribuição Honorífica

------------------------------

Marcio Araujo de Lacerda

Contribuição Benemérita

------------------------------

Wallace Greick Simões Soares

Homenagem Post-Mortem

------------------------------

Agnello Alves Portugal e José Arthur Horn

 IMG_4708.JPG

IMG_4709.JPG

IMG_4751.JPG

IMG_4756.JPG

IMG_4767.JPG

IMG_4795.JPG

IMG_4818.JPG