Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Comunicação e fiscalização pautam primeiro dia da V Convenção do Sistema CFA/CRAs

CFA

[ CFA ] Comunicação e fiscalização pautam primeiro dia da V Convenção do Sistema CFA/CRAs

Comments
por imprensa 23/08/2016 11h28

Até esta sexta-feira (19), a cidade de Salvador, na Bahia, é palco da V Convenção do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs). O evento é organizado pelo Conselho Regional da Bahia (CRA-BA) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA).  E o segundo dia de evento foi reservado para tratar dos trabalhos desenvolvidos pelo Sistema, como comunicação institucional e fiscalização, além das ações realizadas junto ao Legislativo e Executivo.

A manhã de debates e reflexões sobre produtos, investimentos e resultados foi aberta pelo diretor da Câmara de Desenvolvimento Institucional (CDI), Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior. O conselheiro do CFA destacou o papel da comunicação na conquista por espaço para o profissional de Administração.  Segundo ele, esse processo contribui com a valorização da profissão frente à sociedade. No entanto, o conselheiro ressaltou que essa comunicação deve partir de cada um.

“Se o próprio colaborador não ouve a Rádio ADM, não acessa as mídias sociais, não assiste ao CFATV, como ele vai convencer o administrador ou vai entregar isso para o profissional? É complicado”, destacou Carlos Alberto.

Media Training, treinamento para lidar com a imprensa, também foi assunto da palestra interativa do diretor da CDI. O processo é indicado para executivos, diretores e presidentes, os chamados porta-vozes, que falam em nome de uma empresa ou instituição. Carlos Alberto apresentou aos participantes dicas básicas, como recomendações de postura e comportamento, necessárias para um bom relacionamento com a mídia.

O segundo dia da Convenção teve ainda a apresentação da palestra “O Emprego em Tempos de Crise – Reflexões sobre a Vida e o Sentimento de Gratidão”, ministrada por Tom Coelho. O conferencista convidou presidentes, conselheiros e colaboradores do Sistema CFA/CRAs, público-alvo do evento, a refletirem sobre os aspectos relacionados à vida pessoal e profissional. Para falar sobre cultura, educação e valores, Tom Coelho fez uma comparação entre Haiti e Japão. Os dois países, quando passaram por terremotos, tiveram comportamentos diferentes por parte das populações. Segundo o conferencista, a educação explica o porquê de o Japão saber trabalhar em grupo. Além de citar ética, humildade e vaidade como fatores relevantes para equilibrar vida pessoal e profissional, Tom Coelho destacou também a importância do autoconhecimento para transformar habilidades em resultados.

“Somos aculturados a trabalhar os pontos fracos. Mas o que precisamos é identificar e fortalecer o que já é bom. Como gestores, identifiquem nas pessoas que trabalham com vocês quais são os pontos fortes delas”, recomendou o palestrante.

Além da palestra de Tom Coelho, os colaboradores participaram de debates sobre o processo de fiscalização do Sistema CFA/CRAs. Na ocasião, membros do Sistema ressaltaram que o registro é o que caracteriza o profissional e o legitima para exercer a profissão.   Como órgão fiscalizador, o CRA organiza e expede o registro de Administrador, julga as infrações, impõe as penalidades previstas na Lei n° 4.769/65, além de elaborar regimentos para exame e aprovação pelo CFA.

A Convenção é um encontro para troca de informações e experiências sobre ações, procedimentos e processos realizados nos conselhos. O evento fundamental para o desenvolvimento institucional do Sistema segue até a próxima sexta-feira (19). O CFA faz a cobertura completa, ao vivo, da V Convenção do Sistema CFA/CRAs por meio do nosso canal no Youtube em www.youtube.com/cfatvoficial. Boletins regulares também são veiculados pela Rádio ADM (radioadm.org.br) e pelo Portal do CFA (www.cfa.org.br). Acompanhe ainda nossas mídias sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no evento!

Assessoria de Comunicação do CFA