Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Edição especial comemora 10 anos do Congesp no RN

CFA

[ CFA ] Edição especial comemora 10 anos do Congesp no RN

Comments
por imprensa 25/08/2016 20h29

Quase mil participantes, entre autoridades, representantes da iniciativa privada, servidores e gestores públicos, profissionais da área e estudantes, estão reunidos em Natal para os debates do 10º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, que tem como tema “Inovação na Governança Pública”. A abertura do evento, já reconhecido como um dos mais consolidados da área de Gestão Pública em todo o Brasil, aconteceu nesta quinta-feira (25), na sede da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.
“O diferencial desta edição é que estamos fazendo um trabalho sobre a inovação na governança, alinhado à modernização que o governo vem desenvolvendo no Estado, por meio da Secretaria de Estado e Planejamento e Finanças do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que tem à frente o administrador Gustavo Nogueira. Ele que vem implantando mudanças significativas na gestão pública do nosso estado”, destacou a presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte, Adm. Kate Cunha.
Além da presidente do CRA-RN, a tribuna de honra foi composta por outras autoridades, entre elas o governador do Estado, Robinson Faria, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Sebastião Luiz de Mello, o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa, a diretora Geral da Escola de Governo do RN, Maria do Socorro Ferreira, o reitor em exercício da Universidade Federal do RN, José Daniel Diniz Melo e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), Amaro Sales.
No discurso de abertura, o governador do Estado afirmou que a gestão pública é fundamentada em cada cidadão que compõe o país e que a inovação começa pelas pessoas com quem se escolhe trabalhar. “Fui buscar na sociedade do nosso estado, nas universidades, no setor produtivo e no setor rural, as pessoas que hoje compõem a minha equipe de trabalho”, ressaltou Robinson Faria.
Na conferência de abertura, coordenada pelo presidente Sebastião Mello, a professora Evelyn Levi destacou os desafios da Governança Pública na América Latina. No âmbito econômico, ela citou o baixo crescimento e a baixa produtividade, além do decréscimo no comércio internacional. “Nos últimos cinco anos, houve um decréscimo no comércio, incluindo a China que começa a ter um papel não ativo”, contextualizou Evelyn Levi. Já no plano político, a professora deu ênfase a problemas como a desconfiança de partidos e políticos, nacionalismo e xenofobia.
Os painéis “Governança Inovadora” e “Governança Municipal” deram sequência aos debates deste primeiro dia do Congesp. No Painel “Governança Inovadora: o Projeto do Rio Grande do Norte”, o secretário de Estado e Planejamento e Finanças do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Gustavo Nogueira, abordou a participação dos estados brasileiros no Produto Interno Bruto, enquanto o empresário Amaro Sales destacou a importância da sociedade participativa na transformação e inovação dos processos públicos.
Para o presidente do CFA, Adm. Sebastião Mello, a temática escolhida desta edição do Congesp mostra a responsabilidade dos Conselhos Federal e Regionais com a qualidade da gestão pública. O líder da Autarquia ressaltou também a luta do Sistema CFA/CRAs para inserir os administradores nessa gestão.
“Esses profissionais, com a capacidade que têm, podem contribuir com a melhoria dos serviços prestados dentro do âmbito municipal, com planejamentos que atendam as reais necessidades das populações locais”, concluiu o presidente.
O primeiro dia da décima edição do Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte teve ainda o lançamento do livro “Gestão Dinâmica de Projetos – LifeCycle CANVAS”, do professor Manoel Veras. O 10º Congesp é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos e Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), em parceria com o CFA e o CRA-RN. O evento ocorre até esta sexta-feira, 26 de agosto, na sede da EGRN.

Assessoria de Comunicação CFA