Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Eleições do Sistema CFA/CRAs: Palavra do Presidente

CFA

[ CFA ] Eleições do Sistema CFA/CRAs: Palavra do Presidente

Comments
por imprensa 21/10/2016 14h32

Pioneirismo de destaque

 

Adm. Sebastião Luiz de Mello

Presidente do Conselho Federal de Administração

 

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) realizou ontem, 18, mais uma eleição que renovou um terço do seu colegiado. Os novos Conselheiros Regionais e Federais que representarão os profissionais de Administração foram eleitos em um pleito que ultrapassou a marca dos 46 mil votantes.

Comparado com a primeira eleição on line, realizada em 2008, o processo eleitoral do Sistema CFA/CRAs teve um salto considerável. O início foi tímido, mas nos aperfeiçoamos e, a cada edição – esta foi a quinta eleição on line – os números crescem progressivamente.

Para bater este recorde, o CFA investiu na comunicação. Enviamos campanhas publicitárias, matérias e reportagens para o site, a revista RBA, CFATV, a Rádio ADM e outros veículos de comunicação da autarquia. Todos os materiais foram disponibilizados para os CRAs divulgarem em suas bases.

Mas quebrar paradigmas nem sempre é tarefa fácil. Abandonar velhas práticas manuais que, sem sombra de dúvidas, consumia recursos e tempo, não foi tão simples quanto se imagina. A dúvida imperava, mas administrar é assumir riscos.

Abraçamos o desafio e apostamos em uma ferramenta capaz de oferecer uma eleição segura. Para tal, submetemos o programa de eleições virtuais por auditorias externas. Na checagem do pleito deste ano, mais uma vez, o sistema foi aprovado, pois ofereceu todas as garantias de segurança para a emissão de senhas e envio de e-mails/SMS para eleitores aptos a votar, oferecendo todas as garantias quanto ao sigilo, segurança e confiabilidade que o processo eleitoral requer.

  Além das frequentes auditorias, o sistema de eleição virtual do CFA/CRAs passou pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo bastante elogiado nas análises. Não é à toa, portanto, que o CFA tem sido referência para diversos órgãos que desejam implementar votações on line.

A eleição virtual do Sistema CFA/CRAs é destaque não só no quesito transparência e segurança, mas também na economia de recursos financeiros e, nesta edição, poupamos ainda mais ao enviarmos as correspondências por e-mail, evitando-se, com isso, gastos com tarifas de Correios. O pleito pela internet permite, ainda, acompanhar as parciais em cada Estado e, uma vez encerradas as votações, os resultados finais saem em questão de minutos, trazendo celeridade em todo o processo.

O pioneirismo do CFA é, sem dúvida, fruto de trabalho conduzido com toda transparência, seriedade e lisura. Enxergamos oportunidades e saímos da zona de conforto para abrir novos caminhos. Mas estar na vanguarda não é pra todo mundo: é uma missão para quem tem coragem de transformar uma possibilidade em realidade.

Parabenizo a Comissão Eleitoral do Sistema CFA/CRAs pela dedicação dispensada às eleições. A dedicação de cada um em cada etapa destas eleições foi crucial para conquistarmos os resultados que esperávamos. E aos novos Conselheiros Regionais e Federais eleitos, nossos votos de uma gestão profícua e comprometida com os desafios que virão. Sejam visionários, pois é este espírito inovador e criativo que deixará o Sistema sempre à frente do seu tempo.