Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Empresas Sustentáveis e Empregos Verdes

CFA

[ CFA ] Empresas Sustentáveis e Empregos Verdes

Comments
por imprensa 17/11/2014 10h53

Um dos temas abordados no “Curso de Capacitação e Formação de Multiplicadores para a promoção do Trabalho Decente e Responsabilidade Social” foi Empresas Sustentáveis. Quem ministrou a palestra sobre o assunto foi o coordenador dos programas de trabalho decente e empregos verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o sociólogo Paulo Sérgio Castilho Muçouçah.

De acordo com Paulo, as empresas sustentáveis são uma fonte fundamental de crescimento, criação de riqueza, emprego e trabalho decente. “A promoção de empresas sustentáveis é uma ferramenta importante para a conquista do trabalho decente, do desenvolvimento sustentável e da inovação, que melhoram os níveis de vida e as condições sociais”, afirmou o sociólogo.

Ainda segundo o palestrante, são três os componentes do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental. Esses pilares são interdependentes e os governos e os interlocutores sociais tem que cooperar para promover a integração dos três. “A OIT disfruta de uma posição única para contribuir para o desenvolvimento sustentável mediante a promoção do trabalho decente porque é nos lugares de trabalho onde as dimensões social, econômica e ambiental coexistem de maneira indissociável”, ressaltou Paulo Sérgio.

Outro ponto abordado na palestra e que está diretamente ligado às empresas sustentáveis é o emprego verde. Ele é um trabalho decente que reduz de maneira considerável os efeitos negativos das atividades econômicas sobre o meio ambiente, até levar à instauração de empresas e economias sustentáveis.

Por fim, Paulo Sérgio Castilho falou sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável os quais resumiu em: promover um crescimento econômico sustentável, inclusivo e continuado, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Após a palestra, os participantes do curso se reuniram em grupos para discutir as maneiras como as empresas sustentáveis poderão contribuir para o alcance de cada uma dessas metas.

 

Assessoria de Comunicação CFA