Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Painel discute Administração no agronegócio

CFA

[ CFA ] Painel discute Administração no agronegócio

Comments
por imprensa 16/09/2016 15h44

Os desafios, oportunidades e perspectivas do agronegócio, especialmente em Mato Grosso, abriram a manhã de debates do último dia do XXV Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), nesta sexta-feira (16), em Cuiabá.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Carlos Ottoni Prado, o país tem um papel importante na produção mundial de alimentos. No entanto, entraves atrapalham um melhor desempenho. “O Brasil precisa de soluções logísticas, de investimento, de empresas capazes para conseguir movimentar esta produção de maneira eficiente porque os produtores estão fazendo a produção de maneira eficiente, mas infelizmente, por falta de soluções tecnológicas, perde-se muita produção no manuseio desses alimentos”, destacou Rui Prado.

Ainda no cenário mundial, o Brasil representa 7% de toda produção de grãos. E o Mato Grosso, além de ser o maior produtor de grãos, tem o maior rebanho bovino comercial do país. Mesmo em posições de destaque, o estado sofre com problemas que interferem no desempenho do agronegócio.  De acordo com o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio L. de Melo Celidonio, gargalos logísticos e falta de mão de obra qualificada são exemplos disso.

Ao falar de gestão no agronegócio, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Daniel Latorraca Ferreira, apontou outro desafio para o produtor rural. “A tecnologia está em todo lugar, porém os benefícios dela não estão sendo sentidas pelos produtores de maneira efetiva porque faltam conhecimentos em ferramentas e plataformas para que eles de fato interajam com novos processos”, pontuou Daniel Latorraca.

A manhã do último dia do maior evento de Administração do Brasil teve ainda as oficinas “Marketing e Mídias Sociais”, “Processos Licitatórios” e Planejamento Estratégico em CANVAS.

O XXV Enbra é promovido pelo Conselho Regional de Administração do Mato Grosso (CRA-MT) e Conselho Federal de Administração (CFA), em parcerias com os Conselhos Regionais de Administração do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerias. Acompanhe a cobertura completa no CFATV e boletins regulares na Rádio ADM.

 

Assessoria de Comunicação do CFA