Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Pensar como designer

CFA

[ CFA ] Pensar como designer

Comments
por imprensa 29/10/2014 18h09

Palestra sobre inovação mostra ao público que é possível resolver problemas com criatividade 

Impossível pensar em inovação sem falar do design thinking, processo que busca utilizar métodos e processos utilizados por designers. Para esclarecer o assunto, o XXIII Encontro Brasileiro de Administração, que acontece esta semana em Fortaleza-CE, trouxe o sócio da MJV Tecnologia e Inovação, Maurício Vianna. Na oportunidade, ele apresentou a palestra “Como criar uma cultura voltada para a inovação e como libertá-la”. 

Segundo o palestrante, é preciso o olhar do design na administração. Na resolução de problemas, ele recomenda pensar diferente, olhando por outro ângulo. “A visualização é fundamental em nosso trabalho”, disse. Nesse processo, o consultor explica que é preciso priorizar o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras, recurso muito usado por designers. “Se queremos criar cultura da inovação, não basta ficar no âmbito das ideias; é preciso torná-las tangíveis”, afirmou o palestrante. 

Em seguida, ele apresentou cases de sucesso da MJV Tecnologia e Inovação. Um deles foi uma ação realizada no Rio de Janeiro para estimular os moradores a manter a cidade limpa. “Na gamificação usamos as mecânicas dos jogos para envolver as pessoas na busca de solução de um problema”, explicou. 

Além disso, por meio de vídeos apresentados pelo palestrante, o público conferiu como é a dinâmica do design thinking. Foi possível compreender, por exemplo, como funciona a empatia a colaboração e a tangibilização, pilares adotados pela MJV Tecnologia e Inovação. 

Com relação à inovação, Maurício Vianna foi categórico. “A gestão da inovação passa pela experimentação. Mas, para isso, é preciso acontecer uma mudança de postura onde o erro passa a ser aceito pois, se no momento da experimentação acontecer um erro e cabeças rolarem , o processo de inovação de criatividade é interrompido”, alertou encerrando  palestra com um aviso: “O mundo não permite mais que sejamos eficientes. Hoje precisamos ser diferentes”, declarou. 

Por dentro do assunto – Quem quiser saber mais sobre design thinking pode consultar o livro “Design Thinking – Inovação em Negócios”. O livro da MJV Tecnologia e Inovação está disponível para download no site http://livrodesignthinking.com.br/.

 Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Imprensa CFA