Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Primeira Certificação Profissional é entregue para Administrador do Rio Grande do Sul

CFA

[ CFA ] Primeira Certificação Profissional é entregue para Administrador do Rio Grande do Sul

Comments
por imprensa 08/05/2014 10h59

Adm. Ricardo Antonio Gallina é gerente de Recursos Humanos com quase 14 anos de experiência na área 

No próximo dia 7 de abril, o Conselho Federal de Administração (CFA) realizou a entrega do certificado para o primeiro candidato aprovado no Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs. A solenidade aconteceu na sede do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS). 

Segundo a presidente CRA-RS, Adm. Claudia Stadtlober é uma honra ser o primeiro Estado a ter um Administrador certificado e parabenizou o CFA. “Parabéns ao Conselho Federal de Administração (CFA) por esta iniciativa que coloca a nossa classe em destaque”, ressaltou a presidente, dando início à solenidade. 

Em seguida, o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello explicou a criação desta certificação. “Poderíamos ter partido para um método que já é utilizado por outras profissões, os exames de proficiência, mas queríamos que o Administrador pudesse avaliar, voluntariamente, aquilo que aprendeu”, explicou Mello. O presidente do CFA também parabenizou o Adm. Gallina pela sua iniciativa e pela certificação. 

O Administrador Ricardo Gallina recebeu o certificado das mãos do presidente do CFA e da presidente do CRA-RS. “Sinto-me honrado. Eu sempre sentia falta de algo que pudesse fortalecer a nossa profissão”, destacou Gallina. 

Gerente de Recursos Humanos na empresa Sementes Roos, o DSCN3417 - Certificação.JPGadministrador Ricardo Antonio Gallina, será o primeiro candidato a receber a Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs. Com quase 14 anos de experiência na área de Recursos Humanos (RH), sendo que quase a metade deles dedicados a cargos de gestão em empresas de grande porte do Rio Grande do Sul, Ricardo acredita que a Certificação ajuda a fortalecer a profissão e diferenciar os profissionais com maior qualificação. 

“Assim como uma formação ou especialização realizada, a certificação é um diferencial importante na vida profissional. Além do desenvolvimento de competências necessárias para o sucesso em um cargo de gestão, a certificação reforça a confiança de que os profissionais estão preparados para alcançar resultados positivos”, diz. 

Ricardo é formado em Administração, desde 2005, pela Universidade Regional Integrada de Erechim (RS), pós-graduado em Gestão de Pessoas e tem MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, tem cursos complementares, como Professional and Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). 

A cerimônia contou com as presenças do Conselheiro Federal, Adm. José Samuel de Miranda; do Conselheiro Federal, Adm. Valter Luiz de Lemos; do vice-presidente Administrativo do CRA-RS, Adm. Elivelto Nagel da Rosa Finkler; do vice-presidente Financeiro do CRA-RS, Adm. Sérgio José Rauber; do vice-presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS, Adm. César Sarmento e demais conselheiros, membros das câmaras da autarquia, Administradores e funcionários. 

Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs 

A iniciativa do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) visa inserir no mercado profissionais capacitados, contribuindo para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade. O interessado em obter a certificação deverá acessar o site http://www.certificacao.cfa.org.br e realizar a inscrição, observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação. Ela terá validade nacional e duração de três anos. “Esta condição proporcionará um processo contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a educação continuada”, garante o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello. 

Nessa primeira fase do projeto, os Administradores poderão obter a Certificação por Experiência, na ênfase em Recursos Humanos (RH). Para isso, basta ter registro no CRA e cinco anos de experiência em gestão ou consultoria em RH. Futuramente as outras áreas da Administração serão certificadas. A intenção do Sistema é expandir o projeto para os demais profissionais Registrados nos CRAs e, assim, beneficiar todos os Administradores e Tecnólogos. Além disso, o Programa também oferecerá no primeiro semestre de 2014 a opção pela Certificação por Prova – Módulo RH, cujos preparativos estão a todo vapor.

 

Fonte: CRA-RS com adaptações