Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Sistema CFA/CRAs marca presença na III Conferência Internacional Cidades Sustentáveis

CFA

[ CFA ] Sistema CFA/CRAs marca presença na III Conferência Internacional Cidades Sustentáveis

Comments
por imprensa 15/04/2015 17h23

Brasília sediou, de 7 a 9 de abril, a III Conferência Internacional Cidades Sustentáveis. O evento aconteceu no Cento de Convenções Ulysses Guimarães e reuniu prefeitos de cidades brasileiras e de outros países, além de Administradores e gestores. O Conselho Federal de Administração (CFA) e alguns Conselhos Regionais de Administração (CRAs), por serem signatário do Pacto Global, fizeram questão de enviarem representantes para o evento.

O Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), Adm. Valter Luiz de Lemos participou do painel “Cidades Sustentáveis” e “Capital Verde Europeia 2016”. A palestra discorreu sobre as cinco cidades vencedoras do Prêmio Cidades Sustentáveis por categorias: metrópoles (Goiânia – GO), cidades grandes (Sorocaba – SP), cidades médias (Canoas – RS), cidades pequenas (Quatro Pontes – PR)  e destaque (Porto Alegre - RS).

O prêmio teve como objetivo estimular os gestores públicos das cidades signatárias do Programa a criarem e atualizarem os observatórios de seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável. Ljubjana – Capital Verde Europeia 2016 – O reconhecimento foi devido a sua estratégia de sustentabilidade “ visão 2025”, pelo reconhecimento de conscientização ambiental entre os seus cidadãos e pela implementação de uma série de medidas ecológicas na área urbana.

Valter Lemos constatou que os diversos palestrantes discorreram as principais medidas ou programas que permitiram o reconhecimento ou suas cidades que em síntese foram, os seguintes: gestão para os resultados; foco no cidadão; constituição do observatório social; respeito à natureza; qualidade de vida, segurança e tolerância; definição de indicadores sociais e metas definidas e alcançadas.

Também chamou a atenção do Presidente Valter, a manifestação do Prefeito de Canoas/RS, Jairo Jorge da Silva que disse que “as pessoas estão desencantadas com a política” e complementou que a “ética é um tema de Administração e não de eleição”, remetendo para a importância no “foco no cidadão”. Destacou, ainda, a apresentação da cidade de Ljubljana Capital Verde da Eslovênia, que implementou diversas medidas ecológicas tais como: coleta do lixo seletivo porta-a-porta – Plano Lixo Zero,  e a criação de um Centro Regional de coleta de lixo, sendo o maior projeto de meio ambiente do país, além de ter resgatado do passado aquilo que já foi bom, como informou a embaixadora da Eslovênia no Brasil, Senhora Milena Smirh.