Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Trabalho das Câmaras do CFA, casos de sucesso e Gestão encerram V Convenção

CFA

[ CFA ] Trabalho das Câmaras do CFA, casos de sucesso e Gestão encerram V Convenção

Comments
por imprensa 23/08/2016 11h28

O desafio da Convenção do Sistema CFA/CRAs de tornar o Sistema mais forte e unificado continua sendo o principal foco do evento, que chega à quinta edição neste ano. E nesta sexta-feira (19), as atividades do último dia foram iniciadas com a palestra “As questões da Qualidade do Ensino da Administração e o Papel do Sistema CFA/CRAs”. A apresentação contextualizou o ensino da Administração em todo país para mostrar o trabalho que a Câmara de Formação Profissional do CFA desenvolve em prol da formação dos administradores e tecnólogos. Segundo o diretor da Câmara Adm. Mauro Kreuz, as ações se concentram desde o ensino nas Instituições de Ensino Superior ao reconhecimento de profissionais com diferenciais no mercado, por meio do Programa de Certificação Profissional. “O aluno não pode ter dúvida do que é Administração como área de conhecimento, muito menos sobre o que é ser administrador”, ressaltou o diretor.

Outro assunto destacado por Mauro Kreuz foi o acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). A proposta do CFA contempla sugestões para diminuir o distanciamento entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho para os profissionais de Administração.  O diretor da Câmara de Formação Profissional também falou da importância da identidade e da unidade para o fortalecimento de todo Sistema CFA/CRAs.  “Só podemos integrar e crescer se formos partes, se formos todos. E para isso, nós precisamos ser nós mesmos”, concluiu Mauro Kreuz.

No painel “Apresentação do Índice de Qualidade da Gestão Pública Municipal”, os diretores do Instituto Publix administradores Humberto Falcão Martins e Gilberto Porto destacaram o panorama dos índices para medir a qualidade da Governança Pública nos municípios. Após apresentar os números, o Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública Humberto Falcão Martins lamentou a falta de indicadores de desempenho na gestão pública municipal:

“Infelizmente, não há métricas para medir sequer aspectos básicos, como saúde, educação e segurança, nos municípios”, destacou ele.

Casos de sucesso dos Conselhos Regionais de Administração do Espírito Santo, Paraná e Piauí também foram apresentados ao público neste último dia da V Convenção do Sistema CFA/CRAs. O administrador Manoel Carlos Rocha Lima falou sobre o Prêmio Inoves, programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. Já a servidora da Prefeitura Municipal de Londrina (PR) Adm. Liz Dayane Paludetto Rodrigues trouxe resultados do Projeto Administrador na Gestão Municipal. A manhã de atividades foi encerrada pelo conselheiro federal Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha, que falou sobre o Fórum de Gestão Pública do Piauí (FOGESPI).  O evento realizado pelo Conselho Regional de Administração (CRA-PI) promove espaço para exposição e discussão de temas relevantes para a Gestão Pública e sociedade em geral.

As atribuições da Câmara de Administração e Finanças do CFA abriram à tarde de debates e reflexões do último dia da V Convenção do Sistema CFA/CRAs. Membros da Câmara destacaram tópicos como Aquisição de Material, Portal da transparência, Relatório de Gestão, Auditoria, entre outros.

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) e as possibilidades de sua aplicabilidade, bem como a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e seus reflexos, como agilidade e redução de custos, também foram elencados pelo superintendente do CFA, Adm. Douglas Evangelista Neto. A partir dos debates, sugestões podem vir a ser aplicadas no desenvolvimento dessas ferramentas tecnológicas.

A secretária municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop), Rosemma Burlacchini Maluf, fechou à tarde de debates com uma palestra sobre Gestão. A administradora destacou pontos importantes de sua liderança frente à pasta. 

A V Convenção do Sistema CFA/CRAs foi realizada pelo Conselho Federal de Administração em parceria com o Conselho Regional de Administração da Bahia. Foram três dias de reflexões e trocas de conhecimentos.  Durante todo o encontro, o auditório do Hotel Deville Prime ficou lotado de participantes. As informações, métodos e técnicas repassados foram ingredientes para quem buscava mais conhecimentos.

Assessoria de Comunicação do CFA