Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] XIII FIA e IX Congresso Mundial de Administração são sucesso de público

CFA

[ CFA ] XIII FIA e IX Congresso Mundial de Administração são sucesso de público

Comments
por imprensa 07/11/2013 10h20
Mais de 800 pessoas participaram dos eventos, realizados em Gramado-RS

 

Gramado-RS recebeu, de 30 de outubro a 2 de novembro, o XIII Fórum Mundial de Administração (FIA) e o IX Congresso Mundial de Administração (CMA). Os eventos, realizados pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com os Conselhos Regionais de Administração do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais (CRA-RS/CRA-RJ/CRA-MG), reuniram mais de 800 congressistas, envolveu cinco países – Brasil, Estados Unidos, México, Canadá e Áustria e trouxe renomados profissionais para trocar experiências e debater acerca do tema “O Futuro: da Administração, das carreiras e dos negócios no mundo em reconfiguração”.

 

Na solenidade de abertura, a presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia de Salles Stadlober agradeceu a presença do público e falou do empenho dos Regionais na organização do evento. “Agradeço a todos que se dispuseram a estar aqui hoje. Foram muitos e-mails trocados, reuniões realizadas e quanto envolvimento das pessoas que realizaram esse trabalho”, disse.

 

O presidente do CRA-MG, Adm. Marcos Silva Ramos complementou, reforçando que “hoje é o primeiro dia do futuro da Administração. Nós vamos escrever essa história daqui para frente”, pontuou.

 

Para o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, a participação dos Administradores em eventos como o FIA e o Mundial contribui para a consciência profissional. O presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello falou que do tema do evento. “Não podemos prever o futuro. Mas, nós Administradores, sabemos que podemos imaginá-lo e buscar meios para construí-lo e isso é feito com planejamento. Administrar é isso! É imaginar o futuro e buscar meios para que ele se concretize”, defendeu.

 

A solenidade de abertura também contou com a presença da secretária de Administração de Gramado, Christiane Bordin; do secretário de Estado da Administração e dos direitos Humanos, Adm. Alessandro Barcelos; do presidente da Associação Nacional dos Graduados em Administração (ANGRAD), Adm. Mauro Kreuz; e do presidente do Sindicato dos Administradores do Estado do Rio Grande do Sul (SINDAERGS), Adm. João Alberto Fernandes.

 

Conferências Internacionais

 

O XIII FIA e o IX CMA apresentaram uma extensa programação que contou com a participação de renomados palestrantes internacionais. Um dos destaques foi a conferência “Megatendências para o futuro: o que podemos fazer agora para o futuro da Administração e dos Negócios”, com John e Doris Naisbitt. Na ocasião, eles debateram as relações econômicas mundiais no passado, no presente e no futuro, apresentando as perspectivas de vários países, entre eles os Estados Unidos. “Não podemos avaliar com certeza o que acontecerá nos próximos anos. Essa incerteza está deteriorando o setor econômico do país e as nações emergentes vão passar o PIB dos EUA, em breve”, projetou John.

 

O casal recebeu, ainda, um seleto grupo de Administradores e autoridades para um meeting exclusivo. A ocasião permitiu um rico debate sobre a China que, para os conferencistas, “o futuro passa pela China”.

Além disso, o público pode conferir o painel internacional sobre a sustentabilidade do planeta Terra. Os painelistas Stéphane Lavoie, diretor-geral do Tohu, e Alex Luiz Pereira, presidente da Coopermiti, compartilharam com o público um pouco das experiências sustentáveis das empresas que gerenciam.

 

A programação também contou com conferências nacionais, comandadas por profissionais renomados no país. Foram discutidos temas como inovação, liderança, empreendedorismo, resiliência, comportamento ético, entre outros temas.

 

 

Trabalhos científicos

 

No penúltimo dia do XIII FIA e IX CMA, os participantes conferiram a apresentação de 28 trabalhos científicos selecionados pelo Comitê Gestor dos eventos. Ao todo, foram recebidos inscrições de 185 trabalhos, sendo que 32 foram aprovados. A listagem completa dos trabalhos apresentados está disponível no site do CRA-RS (www.crars.org.br).

 

Lançamentos

 

O terceiro dia do XIII FIA e do IX CMA foi encerrado com dois lançamentos promovidos pelo CFA. Um deles foi a apresentação do livro “Plano Brasil de Infraestrutura e Logística – Uma abordagem Sistêmica”.  Fruto do projeto Plano Brasil de Infraestrutura e Logística (PBLog), o livro reúne o resultado do trabalho realizado pelo CFA, em parceria com instituições nacionais. Por quase um ano, a equipe do PBLog percorreu as regiões brasileiras a fim de debater questões a cerca da logística brasileira. Desses seminários saíram propostas para a melhoria da infraestrutura brasileira com foco na mobilidade de produtos para o aumento da competitividade nacional e internacional.

 

Para o coordenador do PBLog, Dr. Jorge Campos, o projeto é um estudo macro que analisado conjuntamente com os estudos regionais, disponibiliza aos governos, empresários, universidades e outros segmentos sociais, informações que auxiliem o planejamento, a organização, a direção e o controle de projetos no tocante a mobilidade de produtos, dando ao Brasil maior competitividade com impacto positivo no posicionamento de liderança Brasileiro no cenário mundial.

 

Em seguida, o CFA realizou o lançamento oficial do programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs. A proposta da iniciativa é contribuir para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade. “Com o paradigma da Certificação, o Sistema CFA/CRAs quer apresentar para a sociedade e as organizações públicas ou privadas, profissionais que sejam referência na Ciência e arte de administrar”, explicou o Conselheiro Federal e membro da Comissão da Certificação, Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior. O lançamento teve, ainda, a presença do Conselheiro Federal, Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha; do coordenador da Comissão da Certificação, Adm. Alberto Whitaker, do presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello, e o presidente do CRA-SP, Adm. Walter Sigollo.

 

A Certificação será opcional e, na primeira etapa do projeto, a avaliação será realizada por uma área da Administração, a de Recursos Humanos - RH. Nessa primeira fase, poderão solicitar a Certificação os Administradores e Tecnólogos com Registro Profissional. Outras informações, inscrições e o edital da Certificação estão disponíveis no site certificacao.cfa.org.br.

 

Gestão Pública

 

A conferência de encerramento do evento foi comandada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Adm. Augusto Nardes. Na oportunidade, ele falou sobre governança e mostrou ao público o modelo adotado pelo TCU. “O Brasil, para se consolidar como um dos líderes mundiais em termos de desenvolvimento, tem que fortalecer a governança pública”, disse.

 

Além disso, Nardes propôs ao CFA uma parceria para a melhoria da gestão pública no país. Segundo ele, os administradores são essenciais nesse diálogo. “O Brasil não vai avançar sem a coletividade, sem a participação de pessoas competentes e capacitadas. Vamos trabalhar juntos”, pediu o Ministro, que é o primeiro Administrador a assumir a presidência do TCU.

 

Final emocionante

 

O encerramento do XIII FIA e X CMA foi marcado pela emoção. O presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello agradeceu a presença de todos. “Viemos aqui para adivinhar o futuro e saímos convictos de que nós, Administradores, somos agentes transformadores que a sociedade precisa e está esperando”, declarou Sebastião Mello.

 

Os presidentes do CRA-RS, CRA-RJ e CRA-MG foram homenageados. Em seguida, o Conselheiro Federal do CFA, Adm. Valter Luiz de Lemos e o Adm. Rogério de Moraes Bohn, membros do Comitê Gestos do FIA e do Mundial, anunciaram o local do X Congresso Mundial de Administração, a ser realizado em setembro de 2014: Lisboa-Portugal e Barcelona-Espanha.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Imprensa CFA

 

TOP_3461.JPGTOP_3479.JPGTOP_3498.JPG

TOP_3516.JPG

TOP_3536.JPG