Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] XIV FIA começa em grande estilo

CFA

[ CFA ] XIV FIA começa em grande estilo

Comments
por imprensa 18/05/2015 17h12

Começou hoje, 18, o XIV Fórum Internacional de Administração (FIA). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) com o apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), acontece no Rio de Janeiro. A rica programação com a presença de renomados conferencistas conhecidos mundialmente é um dos grandes atrativos do Fórum que, nesta edição, celebra o Jubileu de Ouro da Profissão de Administração.

 A abertura do evento reuniu cerca de duas mil pessoas entre profissionais e estudantes de administração, conferencistas e autoridades. A mesa foi composta pelo presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira; pelo presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello; pelo vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Dorneles; pelo Deputado Federal Simão Sessim que, na ocasião, representou o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha; pela presidente da Organização Latino-americana de Administração (OLA), Ana Marta Moreno; pelo presidente do CRA-PR, Adm. Gilberto Griebeler; pelo presidente do CRA-RS, Adm. Valter Lemos; pela presidente do CRA-DF, Adm. Mônica Cova Gama; e pelo presidente do CRA-MG, Adm. Afonso Victor Vianna de Andrade.

O anfitrião do evento Wagner Siqueira deu boas vindas aos participantes. Ele falou sobre as organizações e do quanto tem se falado em liderança, organizações felizes, entre outros. Wagner pontuou, ainda, que o líder é uma espécie em extinção. “Questões como essas serão discutidas aqui no XIV FIA. Que possamos sair daqui com o compromisso da reflexão. Que possamos transformar as organizações brasileiras e construir uma sociedade mais justa”, destacou.

O Jubileu de Ouro foi destacado na fala do presidente d CFA. Sebastião Mello ressaltou que o tema do XIV FIA – “50 anos de transformação e o futuro da Administração” – visa justamente repensar e refletir sobre o futuro da profissão. “Sim, que nesse Jubileu de Ouro façamos uma reflexão primorosa do que já aconteceu, do quanto a profissão evoluiu e as conquistas já alcançadas pelo Sistema CFA/CRAs”, disse. Ao final, Sebastião Mello fez um chamado especial: “Quem venha os próximos 50 anos! Vamos construir juntos, o futuro da Administração. Afinal, um país bem administrado é melhor para todos nós”, finalizou.

Para Ana Moreno, eventos como o XIV FIA promovem a profissão e a união dos administradores latino-americanos. “Vamos seguir exercendo com muito compromisso essa nossa profissão”, defendeu a presidente da OLA. Já para o vice-governador do Rio, o aperfeiçoamento da administração deve ser meta primordial de todos os governos. Francisco chamou a atenção para o fato de que muitas deficiências encontradas no Estado - como na saúde, por exemplo - são causadas mais pela falta de administradores em postos chaves do que pela ausência de recursos. “Estou certo de que esse evento será de extrema importância para todos e faço votos de que, mais do que nunca, o país precisa de administradores”, conclamou.

Um dos pontos altos da cerimônia de abertura do XIV FIA foi a apresentação da Orquestra Sinfônica Villa Lobos e as Crianças quem além do Hino Nacional Brasileiro, tocou de Chiquinha Gonzaga e o clássico “Samba do Avião”, de Tom Jobim. A Orquestra é fruto do projeto de formação e profissionalização musical, vinculado ao Museu Villa-Lobos e com direção de Turíbio Santos. A iniciativa reúne alunos provenientes de comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro, que já possuem prévio conhecimento musical. Uma vez aprovados, passam a compor uma orquestra.

A orquestra é formada por 45 pessoas, das quais 30 são alunos. Os demais participantes são colaboradores externos e ex-alunos já alçados à condição de monitores e professores, concretizando, nesse trânsito da condição amadora para a profissional, o principal objetivo do projeto.

Acompanhe a transmissão do XIV FIA pelos canais de comunicação CFA: CFATVRádio ADM. Visite o site www.fia2015.com.br e acompanhe a atualização da programação sobre oportunidades educacionais, atividades culturais e sociais, hospedagem, informações úteis e muito mais.

O XIV FIA também terá transmissão da TV CRA-RJ e da Rádio CRA-RJ. Mais informações no site http://www.cra-rj.adm.br/.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Imprensa do CFA